Procon-SP divulga lista de agências de viagem e companhias aéreas mais reclamadas

O Procon estadual de São Paulo elaborou um ranking de agências de viagem e de companhias aéreas com maior índice de reclamações entre janeiro e setembro de 2014. Entre as agências de viagem, a Decolar.com é responsável por cerca de 37,3% das reclamações e resolve 76% dos casos.

A CVC ocupa a segunda posição, com aproximadamente 22,3% das demandas, mas não resolve 48%, o segundo pior índice, atrás apenas da empresa Booking.com, que deixa de solucionar 58% das reclamações registradas no Procon-SP.

No ranking das companhias aéreas, TAM e VRG (Gol), a segunda mais reclamada, respondem por 71% dos casos. O índice de solução mais baixo, 61%, é da Azul, que ocupa o quarto lugar.

Em ambos os rankings, os principais problemas encontrados, 74% dos casos, referem-se a problemas com cobrança, serviço ou contrato.

Nas tabelas, veja a quantidade de reclamações e índice de solução de cada uma das empresas:

Agências de viagens

Empresa Número de queixas Índice de solução
Decolar.com 251 76%
CVC Brasil 150 52%
B2W Viagens e Turismo 82 89%
TAM Viagens 51 56%
Hotel Urbano 47 71%
Edestinos.com.br 35 65%
Viajanet 35 56%
Booking.com 22 42%

Companhias aéreas

Empresa Número de queixas Índice de solução
TAM 252 70%
Gol 228 75%
Oceanair 111 70%
Azul 68 61%
American Airlines 17 63%