Procon-SP divulga lista de agências de viagem e companhias aéreas mais reclamadas
O Procon estadual de São Paulo elaborou um ranking de agências de viagem e de companhias aéreas com maior índice de reclamações entre janeiro e setembro de 2014. Entre as agências de viagem, a Decolar.com é responsável por cerca de 37,3% das reclamações e resolve 76% dos casos.
A CVC ocupa a segunda posição, com aproximadamente 22,3% das demandas, mas não resolve 48%, o segundo pior índice, atrás apenas da empresa Booking.com, que deixa de solucionar 58% das reclamações registradas no Procon-SP.
No ranking das companhias aéreas, TAM e VRG (Gol), a segunda mais reclamada, respondem por 71% dos casos. O índice de solução mais baixo, 61%, é da Azul, que ocupa o quarto lugar.
Em ambos os rankings, os principais problemas encontrados, 74% dos casos, referem-se a problemas com cobrança, serviço ou contrato.
Nas tabelas, veja a quantidade de reclamações e índice de solução de cada uma das empresas:
Agências de viagens
Empresa | Número de queixas | Índice de solução |
---|---|---|
Decolar.com | 251 | 76% |
CVC Brasil | 150 | 52% |
B2W Viagens e Turismo | 82 | 89% |
TAM Viagens | 51 | 56% |
Hotel Urbano | 47 | 71% |
Edestinos.com.br | 35 | 65% |
Viajanet | 35 | 56% |
Booking.com | 22 | 42% |
Companhias aéreas
Empresa | Número de queixas | Índice de solução |
---|---|---|
TAM | 252 | 70% |
Gol | 228 | 75% |
Oceanair | 111 | 70% |
Azul | 68 | 61% |
American Airlines | 17 | 63% |