10 benefícios que o Pokemon Go traz para os estudos
Uma pergunta que temos recebido com frequência é: o jogo Pokemon Go ajuda ou atrapalha o aprendizado?
A resposta é: depende da quantidade e intensidade. A diferença entre remédio e veneno está na dose. Tenha sempre isso em mente e poderá usar como parâmetro nos momentos em que enfrentar um dilema na educação de seu filho. E olha que serão muitos ao longo da vida! Correr ou não em busca de Pokemons pode ser uma febre momentânea para a população em geral. O dilema de como ajudar seu filho a não passar da dose adequada em outros aspectos da vida é a trama principal da história de vida dos pais!
Considerando a dose adequada, vamos então à resposta direta, sem mais analogias ou mistérios: afinal, entrar de cabeça na caçada aos Pokemons ajuda ou atrapalha o aprendizado?
- Autismo: saiba motivo que leva ao aumento expressivo de casos da doença
- Hábitos diários para ajudar a reduzir o risco de demência
- Pesquisa revela o que os brasileiros consideram essencial ter em voos longos
- Saiba identificar sintomas de autismo em adultos
Ajuda! E tem efeito positivo em diversos aspectos. Nem vamos entrar nas questões relacionadas a como cada conteúdo acadêmico poderia se beneficiar do envolvimento que alunos de todas as idades têm com o jogo. Deixo isso para um próximo artigo, embora tenha que me segurar para não entrar em uma lista de ideias para cada matéria, de acordo com a série e conteúdo que estejam sendo ensinados.
Vamos focar somente no impacto positivo que o jogo pode trazer ao desenvolvimento de habilidades necessárias para o aprendizado. No impacto que pode significar para o desenvolvimento cognitivo, preparando seu filho para aprender o conteúdo da escola e da vida, sempre lembrando que estamos pressupondo que seu filho esteja dentro das doses razoáveis de dedicado a esse game.*
Os dez principais benefícios que o Pokemon Go pode trazer para seu filho são:
- Capacidade de foco: ao entender e comparar o poder de cada Pokemon, fazer as capturas, treinamento e evolução de cada um dos seus capturados.
- Tomada de decisão: capturo o Pokemon disponível inicialmente logo ali frente ou aguardo, já que um Pickatchu pode estar logo à frente?
- Relação causa–consequência: para chocar um ovo Pokemon, você tem que andar os km correspondentes a ele. Ficou parado? Seu Pokemon não vai nascer tão cedo.
Veja mais 3 aqui.
*Você pode estar perguntando: e qual o tempo razoável, que não prejudica a criança ou adolescente? Leia mais aqui.