10 incríveis filmes para você aprender mais sobre História
Sofá, cobertor, balde de pipoca na mão e vamos… Estudar! Obras cinematográficas são ótimos meios para aprender e fixar conteúdos da sala de aula. Os filmes sobre períodos históricos, por exemplo, trazem uma visão da época retratada de forma contextualizada. Confira as dicas:
1. Spartacus (1960)
- Fui mal no Enem, e agora? 5 dicas para começar a se preparar para 2025
- ‘Ainda Estou Aqui’: Fernanda Torres brilha em drama histórico; veja 7 pontos fundamentais do filme
- Plataforma de estudos oferece revisão gratuita para o Enem
- 8 dicas de ouro para colocar em prática a 12 dias do Enem
A megaprodução comandada por Stanley Kubrick deu movimento a imagens até então só presentes nos livros de História. Na trama, o escravo Spartacus comanda uma verdadeira revolução libertária durante o Império Romano, vivenciando dias de glória como gladiador nas arenas do Coliseu.
Por que assistir?
Importante período de estudo da História geral, a Roma Antiga é retratada com a grandiosidade do seu próprio império, ampliando o leque de discussão entre a prática do pão e circo e a corrupção que regia os bastidores políticos da época.
2. Alexandre (2004)
A história de Alexandre, o Grande é envolta por uma infinidade de lendas e rumores. Mas nesse meio do caminho há um fato inegável: a imensidão de territórios conquistados por ele e seu vasto exército. Sob a ótica do diretor Oliver Stone, o filme resgata o homem e a lenda por trás da trajetória do conquistador Alexandre, que chegou a ter sob sua vigília e ordens 90% do mundo até então conhecido.
Por que assistir?
Por mais que a recepção da crítica não tenha sido das melhores, o longa-metragem inspira a diversidade cultural que existia na Ásia, no Egito e na Grécia à época. Vale para compreender, inclusive, a estética política desses lugares, que era moldada a partir dos desejos de seus conquistadores, ficando refém de seus caprichos.
3. Tempos Modernos (1936)
Presença obrigatória entre os principais filmes de todos os tempos (e não apenas entre os melhores filmes para estudar), “Tempos Modernos” escancara uma franca crítica de Charlie Chaplin à revolução industrial. No filme, Chaplin encarna um operário de uma linha de montagem em uma época em que atitudes sustentáveis ainda eram impensáveis, abordando as consequências desse desenvolvimento pouco salubre ao bem-estar das pessoas.
Por que assistir?
Com o peculiar humor físico de Charlie Chaplin, a trama evidencia um sistema avassalador, focado em lucros e demandas em vez de nas pessoas. É importante para aprofundar os conhecimentos sobre os períodos das duas primeiras revoluções industriais.
4. A Queda: As Últimas Horas de Hitler (2004)
A Segunda Guerra Mundial não só costuma ter presença garantida nos vestibulares e provas do ENEM como tem grande destaque entre os principais filmes para estudar! Um deles é a produção alemã “A Queda”, que resgata os últimos dias do ditador alemão Adolf Hitler, refugiado em um bunker à espera de sua iminente derrota na guerra.
Por que assistir?
O registro cinematográfico foca na figura humana de Hitler e, consequentemente, menos em suas conquistas. O foco do filme se concentra nos dias que precedem a rendição dos alemães. De toda forma, é de grande valia para quem deseja conhecer um pouco mais sobre um capítulo pouco explorado dessa ampla (e violenta) parte da história.
5. Adeus, Lênin (2002)
Com um humor sensível e um apurado senso histórico, “Adeus, Lênin” atua como um bom complemento para quem está com o livro de História aberto no período da Guerra Fria. A trama se passa em 1989, quando o Muro de Berlim vem abaixo e a mãe de Alex subitamente passa mal. Para evitar fortes emoções no coração fragilizado da mãe, o jovem conta com muita criatividade para fazê-la acreditar que o socialismo ainda vive na União Soviética.
Por que assistir?
O filme trata com delicadeza tanto os rigores do capitalismo quanto os do socialismo, apresentando-os em uma crítica bem-humorada sobre esse período ao mesmo tempo bem dividido e caótico.
Clique aqui e confira todos os filmes indicados no blog Novos Alunos, do SEB (Sistema Educacional Brasileiro).