17 pessoas negras da História que você não viu na escola
Na escola, provavelmente, você não ouviu falar sobre os guerreiros e guerreiras ou líderes quilombolas que desenharam a História do Brasil. Ao contrário da ênfase na trajetória dos imperadores Dom Pedro I e II, por exemplo, pouco se estuda dentro da sala de aula a influência negra de nosso país além da escravidão.
Pensando nisso, a plataforma educacional gratuita Quizlet convidou Stephanie Ribeiro, estudante de Arquitetura da PUC de Campinas (SP) e ativista feminista negra, para elaborar uma lista com 17 pessoas importantes da cultura negra do Brasil. No site interativo é possível aprender sobre cada uma delas de forma dinâmica.
“Quem é quem na história negra do Brasil” te leva a descobrir o quanto você conhece sobre as personalidades negras brasileiras. Clique aqui para acessar a plataforma e jogar. O conteúdo também traz os marcos da história negra (confira aqui). Abaixo, veja alguns dos nomes reunidos:
- Brasil negro: 7 destinos imperdíveis para o Afroturismo
- 5 filmes que estão bombando na Netflix e você ainda não viu
- Nova série da Netflix retrata histórias reais e você ainda não viu
- Oficina vai contar histórias de mulheres que lutam contra racismo
Abdias Nascimento
Foi um poeta, ator, escritor, dramaturgo, artista plástico, professor universitário, político e ativista dos direitos civis e humanos das populações negras.
Antonieta de Barros
Pioneira no combate a discriminação dos negros e das mulheres, foi a primeira deputada estadual negra do país. Atuou como professora, jornalista e escritora.
José do Patrocínio
Foi um farmacêutico, jornalista, escritor, orador e ativista político brasileiro. Destacou-se como uma das figuras mais importantes dos movimentos Abolicionista e Republicano no país.
Carolina Maria de Jesus
Considerada uma das primeiras e mais importantes escritoras negras do Brasil.
Lima Barreto
Foi um jornalista e escritor que publicou romances, sátiras, contos, crônicas e uma vasta obra em periódicos, principalmente em revistas populares ilustradas e periódicos anarquistas do início do século XX.
Lélia Gonzalez
Intelectual, política, professora e antropóloga brasileira.
Luisa Mahin
Uma ex-escrava africana, radicada no Brasil, mãe do abolicionista Luís Gama.
Luís Gama
Foi um rábula, orador, jornalista e escritor brasileiro.
Tereza de Benguela
Foi uma líder quilombola que viveu no atual estado de Mato Grosso, durante o século XVIII. Foi esposa de José Piolho, que chefiava o Quilombo do Piolho (ou do Quariterê). Com a morte do marido Teresa se tornou a rainha do quilombo.
Zumbi dos Palmares
Foi o último dos líderes do Quilombo dos Palmares, o maior dos quilombos do período colonial.
- Leia também: