4 dicas sobre como abordar a competição no esporte com seu filho

Como a participação em competições esportivas pode ajudar no envolvimento com os estudos?

Muitos pais têm o medo que seus filhos sintam-se frustrados quando não vencem e também ficam preocupados em deixar que o foco em vencer acabe prejudicando a criança.

Mas afinal, a  participação em competições esportivas pode ajudar ou pode prejudicar o envolvimento das crianças com os estudos?

  1. A competição no esporte pode ser encarada como oportunidade de auto avaliação. E aí está um excelente ponto para relacionar com os estudos. As provas da escola têm este mesmo objetivo: que o aluno possa perceber como está evoluindo e em que pontos precisa se esforçar mais.
  2. Nos casos em que ele ficar entre as colocações que receberam medalha, comemore. Encha o peito de orgulho, mas na fala com ele reforce o quanto ele foi melhor do que nos treinos ou nas competições anteriores: ou seja, foco no desafio de superar a si próprio.
  3. Assim também nos momentos em que ele voltar para casa com a nota das provas e boletim escolar. É um excelente investimento de tempo conversar sobre pontos em que ele melhorou e ouvir dele como acha que pode melhorar nas próximas avaliações.
  4.  A prática esportiva tem alto impacto positivo no envolvimento do aluno com os estudos (leia mais sobre isso aqui)

Leia o post inteiro aqui.