7 filmes que agregam aos estudos para você assistir nas férias
Durante as férias, chega a ser doloroso ter que pensar em estudar. No entanto, para os vestibulandos, essa é uma prática necessária no cotidiano. Para não cair na mesmice, é importante buscar maneiras diferentes de dedicar o tempo livre aos estudos.
Além de ser um tipo de entretenimento, o cinema é um bom substituto dos livros em relação à ensino. Há uma variedade de filmes que auxiliam no aprendizado, retratando momentos históricos do Brasil e do mundo.
Confira abaixo uma lista de obras que agregam à educação:
Filme norte-americano de 1965, dirigido por David Lean. Este representa o antes, durante e depois da Revolução Russa. O episódio é narrado por meio da história de amor entre Yuri Zhivago (Omar Sharif), médico e poeta, e Lara Antipova (Julie Christie), uma enfermeira.
O longa-metragem tem como pano de fundo o cenário da Queda do Muro de Berlim e a reunificação da Alemanha. A narração, no entanto, gira em torno de Alexander e sua mãe. Após um ataque cardíaco que a induziu a ficar em coma por oito meses, a mulher volta à realidade – mas, agora, com o sistema capitalista voltando a ser implantado no país. Seu filho, portanto, tem a função de preservá-la do choque e, por isso, faz de tudo para mantê-la sob a ilusão de que ainda está na Alemanha comunista.
Dirigido por Fernando Meirelles e lançado em 2005, o filme aborda temas como a neocolonização britânica na África. O drama conta a história de um relacionamento entre Tessa Qualyle (Rachel Weisz), ativista, e Justin Wuayle (Ralph Fiennes), diplomata.
O longa metragem brasileiro é inspirado na biografia de Olga Benário Prestes, alemã, judia e comunista. Depois de fugir para o Moscou, ela recebeu treinamento militar e foi enviada para acompanhar Luís Carlos Prestes ao Brasil. Enquanto planejam a Intentona Comunista contra o presidente Getúlio Vargas, os dois se apaixonam, mas encontram obstáculos ao chegarem no país.
Em 1994, em apenas cem dias, quase um milhão de pessoas em Ruanda foram mortas devido à um conflito político. Por isso, os cidadãos tiveram que buscar ajuda para sobreviver – nenhum país ofereceu apoio aos ruandenses. O filme conta a história de Paul Rusesabagina, que abrigou mais de 1200 pessoas no hotel em que era gerente.
Estrelado por Leonardo DiCaprio, o longa narra o episódio em que a Serra Leoa está em guerra civil, com conflitos entre o governo e a Força Unida Revolucionária (FUR). Em meio a este cenário, o pescador Solomon Vandy é levado para um campo de mineração de diamantes, onde encontra um destes materiais com cerca de 100 quilates. O personagem de DiCaprio, no entanto, contrabandeia diamantes e se interessa pela história de Vandy.
Filme brasileiro lançado em 2011, dirigido por Cao Hamburger. Conta a história dos irmãos Villas-Bôas, desde o momento em que se alistam para a Expedição Roncador-Xingu em 1943. Eles se tornam chefes da marcha e acabam se envolvendo em defesa dos povos indígenas.