7 ótimos lugares em SP para estudar (sozinho ou em grupo)

Precisa estudar para as provas ou para os vestibulares, mas não encontra um lugar tranquilo em que possa se concentrar? Em São Paulo existem diversos espaços dedicados à leitura e ao estudo, com mesas, acervo de livros à disposição e/ou wi-fi, tudinho num ambiente agradável e silencioso para colocar a matéria em dia com os amigos ou sozinho.

Confira abaixo sete espaços que o Catraca livre indica:

1. Biblioteca de São Paulo

Prédio da BSP
Piso térreo da biblioteca, com acervo de livros infantojuvenil

A BSP foi inaugurada em 8 de fevereiro de 2010 e está localizada dentro do Parque da Juventude (antigo presídio do Carandiru). O espaço de aproximadamente 4 mil metros quadrados oferece acervo diversificado de livros, revistas, jornais, jogos eletrônicos, filmes e CDs, além de disponibilizar internet e computadores.

  • Endereço: Avenida Cruzeiro do Sul, 2.630, Parque da Juventude, ao lado da estação Carandiru do Metrô.
    Horário de funcionamento: terça a domingo e feriados, das 9h30 às 18h30.

2. Centro Cultural São Paulo

Biblioteca Alfredo Volpi no CCSP

O espaço recebe o público em quatro pavimentos de uma área de 46.500 m². Inaugurado em 13 de maio de 1982, o CCSP transformou-se em um dos primeiros locais culturais multidisciplinares do país. As bibliotecas são os espaços mais conhecidos e frequentados. Seus acervos contam com cerca de 120 mil livros e documentos. Além dos ambientes internos, no terraço há um espaço verde com horta comunitária.

  • Endereço: Rua Vergueiro, 1.000, próximo a estação Vergueiro do Metrô.
    Horário de funcionamento: terça a sexta das 10h às 20h; sábados, domingos e feriados (exceto Carnaval e Páscoa), das 10h às 18h.

3. Biblioteca Parque Villa-Lobos

Espaço para leitura da Biblioteca Parque Villa-Lobos
Mesas com computadores da BVL

Ocupando área de 4 mil metros quadrados dentro do Parque Villa-Lobos, a biblioteca oferece um acervo formado por livros, revistas, jornais, livros eletrônicos, audiolivros, HQs, DVDs e CDs, incluindo livros em braile e falados, voltados para pessoas com deficiência. O ambiente chama a atenção e traz uma experiência agradável de leitura e aprendizado.

  • Endereço: Avenida Queiroz Filho, 1.205, Alto de Pinheiros.
    Horário de funcionamento: terça a domingo e feriados, das 9h30 às 18h30.

4. Biblioteca Alceu Amoroso Lima

Espaço para estudo possui wi-fi

Inaugurada em dezembro de 1979, tornou-se um ponto de cultura do bairro. Além do acervo comum às demais bibliotecas do sistema municipal, a biblioteca possui também programação e títulos voltados para poesia com 34 mil volumes. O local disponibiliza internet gratuita.

  • Endereço: Rua Henrique Schaumann, 777, Pinheiros.
    Horário de funcionamento: segunda a sexta das 10h às 19h; sábado das 9h às 16h; domingo das 10h às 14h.

5. Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin

Biblioteca está instalada no coração da Cidade Universitária
O edifício foi inspirado em conceituadas bibliotecas de outros países

A BBM, órgão da pró-reitoria de cultura e extensão universitária da USP (Universidade de São Paulo), foi criada em janeiro de 2005 para abrigar e integrar a coleção brasiliana reunida ao longo de mais de oitenta anos pelo bibliófilo José Mindlin e sua esposa Guita. São mais de 32 mil títulos que correspondem a 60 mil volumes.

  • Endereço: Rua da Biblioteca, s/n, Cidade Universitária.
    Horário de funcionamento: segunda a sexta das 8h30 às 18h30; sábado das 9h às 13h.

6. Biblioteca Mário de Andrade

Fachada da Biblioteca Mário de Andrade
Acervo de livros da biblioteca

Com wi-fi gratuito e amplo espaço com salas de leitura e pesquisa, a BMA conta com um acervo de mais de 2 milhões de títulos (atrás somente da Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro). Foi fundada em 1925 como Biblioteca Municipal de São Paulo e em 1960 passou a ser chamada de Biblioteca Mário de Andrade.

  • Endereço: Rua da Consolação, 94, próximo a estação Anhangabaú do Metrô.
    Horário de funcionamento: segunda a sexta das 8h às 22h; sábado e domingo das 8h às 20h (consulte todos os horários aqui).

7. Biblioteca Cora Coralina

O espaço foi inspirado na biblioteca de Paris

Inaugurada como biblioteca infantil de Guaianases em 21 de maio de 1966, atualmente atende público de todas as idades. Em 4 de julho de 2015, a biblioteca passou a ter a primeira sala temática feminista de São Paulo. O acervo conta com mais de mil obras para consultas, estudos e pesquisas.

  • Endereço: Rua Otelo Augusto Ribeiro, 113, Guaianases, próximo a estação da CPTM.
    Horário de funcionamento: segunda a sexta das 9h às 18h; sábado das 9h às 16h; domingo das 10h às 14h.