Catalunha oferece bolsas integrais para pesquisadores

Até 14 de setembro estão abertas inscrições o programa TecnioSpring+, bolsa para pesquisadores e doutores brasileiros desenvolverem projetos em instituições de ensino e empresas da região da Catalunha, em parceria com a União Europeia.

Ao todo, o programa oferecerá 72 bolsas de estudos, de dois anos de duração, que garantem aos beneficiados passagens aéreas, salário de cerca de 4800 euros para despesas  e suporte financeiro para pesquisa durante a estadia no país.

Quem pode se candidatar ? 

O projeto é voltado para pesquisadores, doutores e PhDs brasileiros que desejam realizar pesquisa aplicada em organizações, centro de pesquisa ou empresas da Catalunha. Neste caso, os especialistas podem atuar no setor industrial ou entidades reconhecidas com a acreditação “TECNIO”. Exige-se também proficiência em inglês.

Outros requisitos: os interessados  devem ter grau de doutor e quatro a oito anos de experiência como pesquisador, além de um ano de experiência em pesquisa aplicada e em liderança de equipes.

Bolsas Marie Curie da União Europeia

Criado em 2016, a TecnioSpring visa engajar pesquisadores experientes em colaborações com indústrias e centros de pesquisa da região da Catalunha. Acontece até 2021, sendo co-financiado pelo H2020 Marie Skłodowska-Curie, da União Europeia. Confira mais informações no site oficial do programa.