Cinco dicas para aliviar a culpa da mãe moderna

Dicas foram publicadas originalmente no site “Socorro, meu filho não estuda”

Nós sabemos dos desafios que você enfrenta: equilibrar a vida pessoal com a profissional, ter uma vida saudável, proporcionar uma vida saudável para seu filho, entre tantas outras atribuições.

Por isso, vamos desmistificar alguns pontos que podem estar causando um peso para você:

  • Seu filho pode –  e deve – ajudar em casa

Nada de pensar que você tem que fazer tudo sozinha. Você sabia que construir com seus filhos o hábito de ajudar nos afazeres da casa pode impactar em um melhor desempenho dele na escola? Sim! Estudos sobre o cérebro mostram que ao desenvolver atividades da rotina doméstica, como lavar a louça, arrumar a cama, colocar a mesa, o cérebro se alimenta de um tipo de conhecimento que é essencial para o aprendizado.

  • Qualidade é mais importante que quantidade

Você não precisa sentir-se culpada por não ser a mãe perfeita que consegue fazer cookies integrais, trabalhar, brincar, fazer trabalho voluntário e ensinar mandarim para seu filho. Melhorar a qualidade do tempo que você passa com seu filho pode ser muito mais eficaz do que sofrer para tentar aumentar a quantidade do tempo. Tente aproveitar melhor momentos do dia-a-dia, mesmo que sejam situações que você preferiria não passar com seu filho (brigas, birras) para se envolver e conhecer mais sobre ele. E atenção: o excesso de tempo dedicado ao uso de tecnologia (celular, tablet, tv) é sim um devorador de tempo precioso em que pais e filhos poderiam aprender a conviver melhor. Ou seja: desconectem-se de vez em quando e ganhem preciosos momentos juntos!

  • O cérebro do seu filho é igual ao seu.

Não se sinta inferior ou menos capaz por pensar que seu filho é da nova geração multitarefa e você ainda é dos tempos passados, que só consegue fazer uma coisa de cada vez.

A novidade é: cérebro multitarefa não passa de um mito. O cérebro realmente só consegue focar em uma coisa de cada vez! Então, assim como seu filho tem saberes preciosos para ensinar sobre os últimos lançamentos tecnológicos, você também tem uma preciosidade que ele precisa aprender: como se desconectar para se concentrar!

Leia mais 2 dicas aqui.