Como estudar física para mandar bem no ENEM?
A prova do ENEM está chegando e muitos alunos já estão na reta final dos estudos para o exame. Neste período, é hora de buscar estratégias ainda mais eficazes de otimização dos estudos.
Este post vai mostrar como estudar física com foco nesse exame tão importante e cheio de características únicas. Confira:
1. Estudar as características da prova
- AVC: saiba como prevenir e identificar os sinais de alerta
- Senai oferta mais de 5 mil vagas em cursos gratuitos
- Como a vitamina D pode impactar a depressão e a ansiedade
- Experiências radicais: esses 5 destinos são imperdíveis para quem busca aventuras pouco convencionais
Uma dica fundamental para todo estudante que precisa se preparar para uma prova é também a mais simples: ele deve conhecer o teste. Entender o estilo das questões, a abordagem e o tipo de conhecimento exigido faz toda a diferença na definição de um plano de estudos.
A prova do ENEM, por exemplo, tem características muito peculiares e bem definidas. Física, química e biologia são cobradas na prova de Ciência da Natureza e suas Tecnologias, a partir da compreensão do aluno de um contexto mais amplo. Assim, não é necessário decorar fórmulas, estruturas e informações pontuais.
As questões tendem a ter uma abordagem mais completa, muitas vezes tratando de mais de um assunto (de variadas áreas) em uma única pergunta. E isso demanda que o aluno tenha uma grande habilidade de interpretar textos, bem como deve estar atualizadíssimo sobre os temas do cotidiano.
2. Absorver a essência da matéria
O mais importante é estar bem afiado em relação aos conceitos de física, a essência da matéria. É preciso mostrar que conhece bem a base da física e todos os conceitos essenciais, com foco sobretudo nos assuntos relacionados à energia, à mecânica e à termodinâmica.
O exame trará questionamentos sobre os usos da energia no dia a dia, especialmente em relação a consumo e distribuição, bem como sobre o teorema da conservação da quantidade de movimento. E, outra vez, a orientação geral é evitar o decoreba, ficando na compreensão dos conceitos e em sua aplicação prática.
Clique aqui e confira todas as dicas no blog Novos Alunos, do SEB (Sistema Educacional Brasileiro).