Conheça Miles Soloman, o estudante que corrigiu dados da NASA

O estudante britânico Miles Soloman, de 17 anos, descobriu (sozinho) que dados no registro dos níveis de radiação na Estação Espacial Internacional estavam sendo gravados incorretamente.

De acordo com a reportagem da BBC, a NASA, agência espacial americana, respondeu o jovem e agradeceu a correção – que ninguém mais tinha notado. Além disso, convidou Miles para ajudar a analisar mais de perto o problema.

Como ele descobriu? Ao observar os bits mais baixos de energia numa sessão – durante a estadia do astronauta Tim Peake na estação espacial –, o jovem identificou que quando nada chegava ao detector, uma leitura negativa era gravada.

Jovem descobriu que detector da estação espacial gravava dados negativos

Não se pode obter energia negativa, logo, os dados estavam errados, pois apresentavam -1 energia. O estudante e seu professor de física, James O’Neill, entraram em contato com a NASA, que acreditava que o erro só estivesse ocorrendo uma ou duas vezes por ano. Na verdade, eram várias vezes ao dia.

A descoberta aconteceu durante o projeto TimPix do Instituto de Pesquisa em Escolas (IRIS, na sigla em inglês). A iniciativa envolve alunos de todo o Reino Unido e os desafiam a trabalhar  com dados da estação espacial.