Mulher vende churros a R$ 1 por 7 anos e se forma em Direito
Muitos estudantes brasileiros têm de conciliar a frenética rotina de estudos com o trabalho ou o estágio. Maria Odete Silva, uma brasiliense de 46 anos, sabe muito bem disto. Vendendo churros a R$ 1 por 12h ao dia, ela realizou o sonho de se formar em Direito.
Maria trabalha como vendedora em um carrinho de churros na Rodoviária do Plano Piloto há sete anos. O dinheiro arrecadado ajudou a custear o período na universidade e a pagar a escola particular dos dois filhos adolescentes.
- Dia da Luta PCD: 10 direitos das pessoas com autismo
- Aids 2024: Mulheres vivendo com HIV em diferentes países enfrentam violações de direitos sexuais e reprodutivos, revela relatório da ICW
- Conferência em Munique: Agência Aids produz o documentário “Global Village 20 anos – Aids, As Respostas das ONGs do Mundo”
- Racismo ambiental: você sabe o que é?
Mas o caminho para a vida de bacharel passou por diversos percalços: ela perdeu a mãe ainda jovem e começou a trabalhar como empregada doméstica aos 12 anos. Ainda trabalhou na colheita de algodão e amendoim, e também ajudou na loja de calçados do irmão. Certo dia, uma colega sugeriu que ela aprendesse a fazer doces.
A persistência e a confiança na educação levou Maria a ter seu primeiro diploma aos 17 anos, ao fazer o supletivo até a 8ª série. Já com os dois filhos, ela partiu para as aulas do Ensino para Jovens e Adultos. Depois, se matriculou no curso de direito em uma faculdade particular.
Agora, Maria Odete pretende conquistar a OAB e trabalhar na promotoria, segundo reportagem do G1. Os sonhos nunca param!