O primeiro detento de SP a concluir curso superior dentro da prisão
Venilton Leonardo Vinci, de 55 anos, detento da Penitenciária 1 de Serra Azul, tornou-se o primeiro detento do estado de São Paulo a concluir um curso superior no regime fechado. Formado em pedagogia, antes de ingressar no curso ele havia terminado o ensino médio também na prisão, entre 2007 e 2009.
O ingresso no curso de licenciatura aconteceu em 2010, quando começou a estudar à distância por meio de uma parceria entre a Serra Azul, a Fundação Professor Dr. Manoel Pedro Pimentel (FUNAP) e o Centro Universitário Claretiano, de Batatais.
Durante toda formação, o aluno permaneceu na penitenciária de segurança máxima, tendo realizado o curso superior com recursos próprios, obtidos através do trabalho na unidade prisional e com fruição de bolsa parcial. E foi atrás das grades que Venilton descobriu seu dom em ser professor.
- Sintomas comuns de câncer de fígado que podem ser confundidos com indigestão ou outras condições mais simples
- Estes são os motivos pelos quais você deve parar de roer a unha
- Tirar cidadania italiana vai ficar mais cara em 2025; entenda
- Atividade física pode acrescentar até 5 anos à sua vida
O detendo dava aulas de alfabetização para outros presos, inclusive, ele aprendeu braile para ensinar um cego a ler e escrever. Condenado por assalto e homicídio qualificado, ainda lhe restam cerca de 20 anos de pena a cumprir.
Agora, o objetivo de Venilton é a pós-graduação.