Pedreiro que pedalava 42 km para estudar se forma em Direito
Todos os dias, o pedreiro Joaquim Corsino dos Santos, de 63 anos, pedalava de sua casa até a faculdade, onde cursava a graduação de Direito. Eram 42 km em cima da bicicleta, de Cariacica até Vitória (ES). E todo o esforço valeu a pena, segundo ele, que realizou o sonho de se formar.
Joaquim recebeu seu diploma na última quinta-feira, dia 17. Ele era o aluno mais velho de sua turma, na Fnac (Faculdade Nacional) e obteve uma bolsa parcial da instituição.
O recém-formado chegou a terminar o curso técnico em administração quando tinha 20 anos, mas precisava trabalhar e ficou sem ir à escola por anos. Nos anos 1980, tentou cursar contabilidade, mas teve de começar a trabalhar como assistente de pedreiro.
- Microsoft abre curso gratuito para mulheres; saiba como se inscrever
- AVC: saiba como prevenir e identificar os sinais de alerta
- Senai oferta mais de 5 mil vagas em cursos gratuitos
- Como a vitamina D pode impactar a depressão e a ansiedade
Durante esse período, ele guardava parte do dinheiro de seu trabalho para investir nos estudos. Além de construir sua casa, Joaquim juntou ao longo dos anos R$ 55 mil para terminar o curso.
A distância nunca impediu Joaquim de sonhar. Agora, o foco dele é ser aprovado na OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) e se tornar delegado de polícia.
Saiba mais no vídeo abaixo: