Créditos: iStock/dennisvdw

Brasileiros podem estudar em Portugal com a nota do Enem

O Instituto Politécnico de Leiria, localizado no centro de Portugal, é uma das 29 instituições lusas de ensino superior que aceitam a nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) para ingresso em seus cursos de graduação ou pós-graduação.

Além disso, o instituto oferece bolsas de estudo de 50% para brasileiros. Vale ressaltar que a média para estudar no país é de 3 a 4 mil euros por ano. Estudantes contemplados com as bolsas vão gastar no máximo 2 mil euros para seguir os estudos anualmente.

São três tipos de bolsas que posem ser solicitadas: Bolsa Mérito, Bolsa de Cooperação para o Desenvolvimento (apenas para candidatos de países de língua portuguesa) e Bolsa de Tecnologia (para candidatos dos programas biotecnologia, engenharia da energia e do ambiente, engenharia e gestão industrial e engenharia civil). Veja neste link mais informações sobre cada uma.

Selo Facilite

É possível se candidatar para as três opções, de forma não acumulativa. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas no site da instituição (clique aqui). É preciso anexar o resultado do Enem e, no caso da pós, enviar histórico acadêmico e profissional.

Créditos: Reprodução

Instituto Politécnico de Leiria, em Portugal

O IPLeiria disponibiliza uma página dedicada a estudantes brasileiros. Por lá, você tira dúvidas sobre o processo de seleção, além de mais detalhes sobre a vida e os custos de manutenção em Portugal.

  • Leia também:

9 países com bolsas de estudo de até 3 mil euros para brasileiros