Tirar o celular é um bom castigo?

“Se não tirar nota boa na prova vai ficar sem celular, computador, tv ou videogame”. Seu filho chegou em casa com uma nota baixa e a sua primeira reação é deixá-lo sem o celular ou o computador? Embora possa parecer o castigo ideal, você sabia que isso é prejudicial e vai atrapalhar muito mais do que ajudá-lo?
É um bom papel retirar o celular das crianças?

E por que não funciona? Porque o foco do problema é outro: seu filho precisa aprender a se concentrar, estudar e ter responsabilidade apesar de toda tecnologia disponível. Esse aprendizado tem que acontecer em casa, na rotina da família.  O desafio é ensinar aos filhos como organizar sua vida com toda a tecnologia presente.

A questão sempre é a falta de alguma ação, não sobra. Então tirar a tecnologia nunca resolve exatamente por isso: a busca deve ser pelo equilíbrio,  considerando a tecnologia como parte integrante da vida de nossas crianças. Nunca tire, acrescente o que está faltando. Automaticamente o uso da tecnologia volta para o patamar que não prejudica.

Mas acrescentar o quê? Responsabilidade é um ótimo começo. Combine com seu filho que ele deve fazer alguma tarefa de casa, como arrumar o próprio quarto, por exemplo.
Assim, ficará mais fácil para ele perceber que é ele mesmo quem vai arcar com as consequências daquilo que ele deixa de fazer e, aos poucos, será possível transferir isso para os estudos.
Confira aqui outras alternativas que funcionam bem mais do que deixar seu filho sem celular ou computador.