Como usar as mídias sociais para vender mais na internet

26/04/2015 21:07 / Atualizado em 07/05/2020 10:26

 
 

Usar as mídias sociais como Facebook, Twitter e YouTube para dar mais visibilidade a um produto ou serviço exige aprendizado. Fazer cursos ajuda a entender as nuances de cada canal na internet e também a criar estratégias voltadas ao aumento das vendas.

Uma pessoa que navega pela web pode estar em busca de algo específico ou de alguma coisa que nem mesmo ela sabe o que é. Resta a você um mísero segundo para prender a atenção desse internauta. O que fazer? Dê motivos para que essa pessoa queira ficar perto da sua marca.

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Seguidores e fãs gostam de aprender

Uma estratégia que na maioria dos casos dá certo é apresentar uma mensagem que seja útil ou ensine algo ao leitor.

Vale uma notícia interessante sobre o tipo de produto que você vende. Vale também informar seu consumidor sobre como evitar ciladas ou perigos relacionados ao seu segmento. Vale ainda compartilhar inovações, descobertas e novidades que saíram na mídia e que têm a ver com o mercado em que você atua. E se você tiver um canal no YouTube, por exemplo, produza vídeos tutoriais ou com dicas importantes.

O essencial é manter seu cliente atualizado e doido para saber o que você vai postar em seguida. É bom lembrar que postagens que caem no gosto do internauta são compartilhadas por ele, o que aumenta sua visibilidade.

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Seguidores e fãs gostam de economizar tempo

O consumidor de hoje não tem tempo para tirar dúvidas e refletir antes de tomar decisões. Ele quer que você facilite a vida dele. Faça com que o consumidor tenha certeza de que irá acertar na escolha, no caso, a escolha do seu produto ou serviço. Explique de forma didática, clara e objetiva o motivo de você ter o que ele precisa. Coloque especialistas para falar, em texto ou vídeo, sobre o que você comercializa. Tire boas fotos ou produza vídeos de qualidade para mostrar como utilizar um equipamento, por exemplo.

Estimule ainda a troca de experiências entre as pessoas que acompanham sua marca. Faça com que elas conversem sobre o que as interessa. Assim você aprende mais sobre seus consumidores e pode continuar postando nas mídias sociais conteúdos que eles desejam. Com esse relacionamento mais próximo, a tendência é que você venda mais.

 
 

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Seguidores e fãs gostam de se sentir privilegiados

Faça promoções para quem acompanha sua marca nas redes sociais. Crie benefícios do tipo “relâmpago” para aqueles que compartilharem uma postagem. Dê descontos para quem fizer uma compra imediata. Diga que o tempo está se esgotando e que as vantagens terminam logo. Dê cupons para quem retuitar. Avise que aquela oferta é exclusiva para quem compartilhar o seu conteúdo. Use palavras que chamem a atenção e que façam o internauta parar o que está fazendo para agarrar a oportunidade que você está dando. E garanta que a pessoa que vier até você se sinta privilegiada em relação às demais. É assim que ela vai continuar dando atenção ao seu negócio.

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Seguidores e fãs gostam de bom humor

Ninguém espera que você seja um humorista pronto para divertir seus clientes 24 horas por dia, mas nas mídias sociais é sempre bem-vindo aquele “bom dia” animado, aquela postagem leve e de bem com a vida no meio da tarde e uma despedida cheia de vitalidade quando o dia estiver no fim. O humor traz leveza, aproxima, desperta bons sentimentos. É preciso redobrar os cuidados, no entanto, para não ser sarcástico ou ofender sem intenção algum leitor com determinada brincadeira. Todos estão de olho no que você publica e compartilha. Esteja atento, e seja leve.

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Seguidores e fãs gostam de ser ouvidos

Nas mídias sociais é necessário se capacitar para atuar em nome da sua marca no contato com os visitantes online. Pequenos e médios empreendedores devem buscar se informar sobre como conduzir diálogos ou debates com seu público na internet. É que muitas vezes os consumidores ficam exaltados e é preciso saber como lidar com a situação. Há aqueles que querem trocar ideias ou expor sugestões. Tudo isso necessita de uma boa mediação. Somente uma pessoa capacitada saberá como fazer esse relacionamento de maneira a atrair admiração para sua marca. Se o atendimento nas redes sociais não for adequado, os problemas podem ser inimagináveis. É preciso saber ouvir reclamações, tirar dúvidas, encaminhar comentários para que todos fiquem felizes e voltem para comprar. Não é uma tarefa fácil. Saber ouvir, ser cordial, educado e prestativo é fundamental, mas nem sempre é suficiente. Tome cuidado.

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Seguidores e fãs gostam de Criatividade

 
 

Para poder te seguir, os internautas gostam de receber algo em troca. E isso vai além do bom conteúdo postado todos os dias. Para se destacar dos seus concorrentes, você precisa ser inovador nas mídias sociais. Por exemplo, se você é dono de uma empresa que vende aparelhos de corrida, por que não pedir aos seguidores e fãs para postarem fotos com medalhas alcançadas em competições? Você pode criar uma votação da melhor foto e oferecer um prêmio tanto a quem postou a imagem, quanto a quem deixou o primeiro comentário na foto premiada. Lançar enquetes e presentear o autor da resposta mais inusitada também rende boas oportunidades de melhorar o engajamento.

E tenha sempre em mente: seus fãs não vão publicar conteúdos positivos na sua página se acharem que não vão receber nada além de uma curtida da empresa.

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