É possível ser feliz comprando menos?
Responda sinceramente à nossa pergunta: você acha que consegue ser igualmente feliz reduzindo seu consumo? Provavelmente a resposta seja sim, mas, de qualquer forma, não é tão simples evitar o consumismo, não é mesmo?
Comprar sem necessidade pode estar associado tanto à satisfação pessoal quanto à falta de planejamento. Independente do motivo, o consumo excessivo tem afetado quase 60% das famílias brasileiras, segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Esse é o percentual de famílias que declarou ter alguma dívida em abril deste ano, a maioria delas (77%) no cartão de crédito.
Mas afinal, como reduzir o consumo sem deixar de ter momentos de lazer ou de ter acesso a itens que são necessários para você?
- eSIM internacionail: descubra como funciona o ‘chip virtual’
- O hábito simples que pode ser um escudo contra a demência
- 7 indícios de que você sofre de intolerância à lactose
- 3 lugares para viajar sozinha no Brasil que você ainda não pensou
1. Lazer não precisa ser caro
Sinônimo de final de semana perfeito para você é almoçar no shopping e pegar um cinema com um belo combo de pipoca + refrigerante para acompanhar? Com certeza essa é uma opção de diversão que, além de cara, estimula você a gastar mais e mais.
Que tal mudar um pouco a rotina e descobrir alternativas gratuitas de lazer? Você pode fazer um piquenique no parque, criar um roteiro para explorar a cidade de bicicleta ou até mesmo encontrar exposições, shows e peças teatrais gratuitas na sua região. O Catraca Livre é um site que pode ajudá-lo a montar sua programação toda semana!
2. Não compre algo para usar só uma vez
Furadeira, espetos para churrasqueira, aparelho de fondue, barraca de camping… Quem não tem um desses itens parados em casa? Quando precisamos de algum objeto ou ferramenta, por mais que a finalidade não seja o uso frequente, nosso primeiro impulso é comprar. Mas e se você pudesse pegar emprestado com algum amigo, familiar, vizinho ou… alguém que você nem conhece, mas que pode emprestar? Plataformas como a Tem Açúcar? e o Alooga facilitam o compartilhamento das mais diversas coisas. Evite o consumo desnecessário!