Jovem cearense cria projeto de empoderamento através da educação
Conheça o projeto Social Brasilis, idealizado pela jovem Manú Oliveira, que desenha metodologias, projetos, jogos e formações cuja base é o empreendedorismo social
A jovem Manú Oliveira, como é conhecida desde os 9 anos, trabalha desenvolvendo projetos em comunidades e desdeentão ela tinha como sonho, garantir o acesso a educação para o desenvolvimento de habilidades e potencialidades de quem é da comunidade ou dos interiores do Brasil.
Mesmo enfrentando todas as dificuldades de morar em um cidade da sertão do ceará, Quixadá,isso não a impediu de trilhar um jornada de trabalho dentro do terceiro setor, passando por vários países ei ntegrando programas de diversas organizações sociais como UNESCO e ASHOKA.
Novos velhos problemas
- Estes sintomas do Alzheimer surgem a partir dos 30 anos
- Pesquisa mostra relação entre dieta e interrupção de crescimento de câncer
- Estudo aponta vitamina que pode baixar a pressão arterial em idosos
- Estudo descobre bebida que é capaz de reduzir a pressão arterial
Mas em 2015 ele notou que os mesmos problemas que via em sua infância ainda persistiam e ela teve um ideia : “eu, então professora da rede pública de educação cearense, em minha sala de aula, na comunidade do Pirambú em Fortaleza-CE o sonho ressurgiu, tão ainda necessário, e a ideia do Social Brasilis veio à tona, um projeto para o empoderamento de pessoas através da educação.”
Tecnologia pela educação
Assim nasceu o social Brasilis um projeto cearense, que trabalha com educação e tecnologia. O projeto está muito ligado a visão da Manú,que acredita que “todos os indivíduos tem o potencial para gerar impacto social positivo em seus contextos sociais, sendo pessoas ativas e colaborando para a mudança social, assumindo um papel de protagonista”.
Por isso, o Social Brasilis desenha metodologias, projetos, jogos e formações cuja base é o empreendedorismo social casado à tecnologia de modo que possa fomentar uma gama de novos protagonistas sociais contemplando a sua visão social de que toda pessoa é um protagonista social em potencial e pode impactar seu meio positivamente.
Os cursos
Um dos produtos criados pelo projeto é o Programa Formação empreendedora de base tecnológica : da construção de projetos ao protagonismo, um curso de 80h que tem como objetivo desenvolver habilidades para construção e execução de projetos sociais, educacionais ou empreendedores que possam envolver a tecnologia para gerar um impacto positivo no contexto social, escolar e/ou comunitário dos envolvidos através de metodologias pedagógicas que envolvem o uso da tecnologia, projetos de vida e o empreendedorismo social.
O curso visa encaminhar o participante para o desenvolvimento da sua primeira ação social em sua comunidade ou escola, concluindo o processo formativo com os primeiros resultados do projeto nas mãos do participante, criando um processo de empoderamento através da concretização de seu sonho/ideia.
Os primeiros resultados
Com pouco mais de um ano de atuação, o projeto comemora os seus primeiros resultados, que foram apresentados em um relatório de impacto. A expectativa é aumentar a atuação do projeto em 2017: “Foram duas metodologias desenvolvidas em 2016, 250 alunos impactados diretamente, um impacto indireto de mais de oito mil pessoas que passaram em nossas campanhas, seleções e ações organizadas por nossos alunos em seus próprios contextos sociais. Nossa ideia é aumentar e expandir o Social Brasilis para que em 2017 possamos dobrar o nosso impacto e descobrir mais protagonistas sociais”, ressalta Manú.