Se em 2016 você passou o ano contando o dinheiro para conseguir pagar as contas e ainda assim não conseguiu realizar planos como viajar ou dar a entrada para comprar um bem, em 2017 as coisas precisam ser diferentes.

Por mais difícil que possa parecer fazer o seu dinheiro render mais, o ano que mal começou tem boas oportunidades para colocar as finanças em ordem. Entenda melhor na lista preparada pelo Pegcar:

1. Organizar o orçamento

Embora não seja nenhuma novidade, esse é o passo inicial para quem quer colocar as finanças em dia. Você não vai conseguir economizar e investir da melhor maneira se não souber exatamente para onde vai o dinheiro que recebe todo mês. Por isso, escolha a ferramenta que mais se adequa à sua rotina (caderno de papel, planilha, aplicativo) e comece a controlar suas despesas. Acredite, você pode se surpreender com o quanto gasta em alimentação, lazer e até algumas besteiras no dia a dia.

2. Saque seu FGTS

O governo vai liberar a partir de fevereiro o saque de valores em contas inativas no FGTS – referentes a contratos de trabalho encerrados até o final de 2015. O objetivo é ajudar a pagar as dívidas, mas, mesmo que não esteja endividado, planeje a retirada do dinheiro para investi-lo em uma opção com melhor rendimento, uma vez que o FGTS rende abaixo da inflação e até mesmo abaixo da poupança. Mesmo que tenha planos em utilizar este recurso para financiar um imóvel, por exemplo, vale a pena migrar o investimento para que seu dinheiro se multiplique mais rapidamente.

3. Alugue o que é seu

Depois de um 2016 com as pessoas se esforçando para aprender como ganhar mais e gastar menos, a tendência da economia compartilhada ganhou mais força. Se você ainda não mudou seu comportamento em relação ao consumo, vale a pena repensar e começar a fazer uma renda extra. Você pode começar locando objetos que utiliza raramente, recebendo hóspedes em sua casa ou alugando seu carro enquanto estiver parado na garagem. No último caso, por exemplo, dá para ganhar em média R$ 80,00 por diária de locação, o que pode render um bom saldo no final do mês.

Quer conhecer mais oportunidades para colocar suas finanças em ordem em 2017? Continue lendo no blog do Pegcar!

Imagem Autor

O Pegcar é uma rede de carros compartilhados entre pessoas. Seguindo a crescente tendência da economia compartilhada, desenhamos um modelo pelo qual qualquer Proprietário pode monetizar seu carro ao disponibilizá-lo a outros usuários, podendo variar de uma hora a períodos mais extensos, através de um serviço de aluguel fácil, seguro e mais econômico.

+ posts do autor

Rede Catraca Livre

Este conteúdo - assim como as respectivas imagens, vídeos e áudios - é de responsabilidade do usuário da Rede Catraca.

O Catraca Livre disponibiliza espaço no site para que qualquer interessado possa contribuir com cidades mais acolhedoras, educadas e criativas, sempre respeitando a diversidade de opiniões.

As informações acima são de responsabilidade do autor e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.