Quatro passos para alcançar o sucesso no empreendedorismo
Se você deseja abrir um negócio, vale a pena saber se tem perfil para isso. De acordo com o IBGE, cerca de 24% das empresas fecham as portas no primeiro ano de vida e quase metade nem chega ao terceiro ano. Esses dados reforçam um estudo realizado pela consultoria ETALENT com mais de 1,3 milhão de brasileiros, que identificou que apenas 1,66% da população tem o perfil Empreendedor dentre 36 Talentos. Isso não quer dizer que os demais não possam empreender, mas indica uma tendência a lidar melhor com as demandas de quem está nessa posição.
Quer saber qual é o seu Talento? É só preencher o inventário gratuitamente. E se o seu não for Empreendedor, não desanime. Colocamos aqui alguns comportamentos que podem ser desenvolvidos por quem deseja abrir o próprio negócio.
1 – Independência
- 5 praias baratas no Sudeste para curtir com pouco dinheiro
- Como não cair no golpe do falso Uber no aeroporto de Guarulhos
- Estudo revela como alimentos podem combater a perda de memória
- Holbox, o paraíso rústico mexicano que você precisa conhecer
Quem tem negócio próprio precisa assumir riscos, colocar em prática as próprias ideias e buscar alternativas para os desafios encontrados no meio do caminho.
Dica: Identifique os fatores que o impedem de assumir determinados riscos e empenhe-se em superá-los. Aprenda a iniciar suas ações com pequenos lances e vá do pequeno objetivo até chegar no maior de todos.
2 – Automotivação
Está relacionado a adquirir iniciativa, competitividade e autoestima, fatores essenciais para qualquer empreendedor.
Dica: Estude as regras do jogo antes de entrar nele, levante seus pontos fortes e identifique onde eles podem contribuir. Pergunte-se sempre: “Hoje estou melhor do que ontem?”.
3 – Entusiasmo
Está ligado a otimismo, criatividade, inspiração. Essas características são importantes para o empreendedor vender suas ideias e buscar sempre inovação.
Dica: Estimule pensamentos e discussões em cima de problemas existentes e coloque energia naquilo que você está defendendo.
4 – Autoconfiança
Não adianta ter uma boa ideia, é preciso vendê-la e atender às necessidades dos clientes no tempo certo, com persuasão, versatilidade e senso de urgência.
Dica: Saiba que a intuição é aliada do senso de urgência. Faça uso dela, revise seus limites auto impostos e busque ultrapassá-los.
*As dicas contidas nesse texto foram retiradas da Plataforma MyEtalent, uma ferramenta voltada para o autoconhecimento e desenvolvimento comportamental.