5 dicas para acabar de vez com o estresse no trabalho
O estresse é o causador da sua falta de foco e criatividade. A Workana, plataforma de trabalho freelance, listou algumas dicas para vencê-lo
Ele é o grande culpado por você não poder se concentrar enquanto trabalha. Também é o causador da sua baixa produtividade, da sua falta de criatividade, dos bloqueios mentais e da dificuldade para manter o foco e a atenção em uma mesma tarefa.
Estamos falando do estresse; especificamente do estresse no trabalho, o grande inimigo de milhões de profissionais do mundo inteiro. Acontece que, como freelancer, o estresse pode te impedir de desenvolver projetos com êxito e diminuir as possibilidades de que voltem a te contratar. E isso é só uma pequena parte!
5 passos para dizer adeus ao estresse no trabalho
- Identifique a causa do seu estresse
Este é o primeiro passo e o mais importante, já que uma vez que você souber quais situações te causam estresse no trabalho e como responde a elas, será mais fácil combatê-lo.
- Descubra como aumentar o colesterol bom e proteger seu coração
- Entenda os sintomas da pressão alta e evite problemas cardíacos
- USP abre vagas em 16 cursos gratuitos de ‘intercâmbio’
- Psoríase: estudo revela novo possível fator causal da doença de pele
Trate de ter um diário ou bloco de notas onde anote diariamente os seus pensamentos, sentimentos, as informações sobre o ambiente em que está, incluindo pessoas e circunstâncias, como você se sente física e mentalmente e como reage diante das diferentes situações. Isso te permitirá identificar quais situações te deixam estressado e como você reage diante delas.
- Crie um horário equilibrado
Quanto mais organizado você for, menos estresse sofrerá no trabalho. Para isso, é fundamental que você crie um horário equilibrado no qual tenha tempo para o trabalho sem esquecer que tem uma vida.
Pense que no mundo atual das relações digitais é muito fácil se sentir angustiado diante da possibilidade de estar 24 horas por dia disponível para os seus clientes. Por isso, estabeleça um horário firme (e respeite-o!) e ao mesmo tempo fixe alguns limites entre o trabalho e a vida pessoal.
- Planeje descansos regulares
Diz o ditado: as vezes é preciso parar para seguir caminhando. Por isso, assegure-se de ter alguns momentos de descanso curtos durante o dia para limpar a sua mente das tarefas pendentes e assim se distanciar do estresse.
Afaste-se do seu escritório de vez em quando, massageie os seus ombros e pescoço, estire-se, dê alguns passos, tome um pouco de água, saia na rua e respire ar fresco, fale com alguém com quem gosta de conversar, medite por alguns minutos… O que for!
- Organize o seu espaço de trabalho
Se o seu ambiente é um caos, como a sua mente será diferente?
É verdade que, como profissional freelance, você tem a liberdade de trabalhar onde quiser, mas isso não significa que não precise de um espaço de trabalho organizado e que te ajude a ser mais criativo e produtivo.
- Priorize tarefas
Faça uma lista das tarefas que precisa fazer todos os dias e ordene por importância: primeiro, os elementos de alta prioridade, depois os de prioridade média e depois os de pouca importância. E se tiver algo desagradável para fazer, faça-o em primeiro lugar: o resto do dia será mais agradável.
E não sobrecarregue o seu dia: é melhor pouco e bem do que muito e mal.
Quer ler mais dicas? Clique aqui!