Inteligência emocional: 5 frases para evitar no trabalho

Com informações da Revista Exame 

Para um dos autores do livro “Inteligência emocional 2.0 (HSM)”, Travis Bradberry, consciência social é a faceta da inteligência emocional expressada para o exterior. Se dá pela capacidade de observação e reconhecimento das emoções não só de indivíduos, mas também de grupos.

Segundo especialista, hoje as pessoas parecem não ouvir, apenas aguardam a sua vez de falar
Créditos: Getty Images/iStockphoto
Segundo especialista, hoje as pessoas parecem não ouvir, apenas aguardam a sua vez de falar

A teoria, explica ele, pode se aplicar por exemplo em momentos como: na hora de pedir aumento ao chefe, adiar uma conversa difícil por reconhecer esgotamento emocional do interlocutor e momentos semelhantes.

Em um texto recente publicado no Linkedin, Bradberry destaca que essa competência está, comprovadamente, em falta nos dias atuais. Segundo ele, perdemos completamente a capacidade de ouvir ou mesmo enxergar o outro.  “Não podemos esperar entender alguém até que voltemos toda a nossa atenção em sua direção”, escreve Bradberry.

Evitando climão e desafetos 

Assim, pessoas com inteligência emocional evitam expressões que podem ofender colegas de trabalho, chefes e subordinados, por exemplo. E para saber mais, a revista Exame destacou algumas frases que podem, e provavelmente vão, atrapalhar seus relacionamentos profissionais:

  • “Você sempre” ou “Você nunca”

Frases definitivas deixam as pessoas na defensiva e, claro, criam obstáculo para que elas recebem a mensagem.

  • “Como eu já tinha dito”

Essa frase dá destaque para o fato de que a informação está sendo repetida e pode sugerir que isso o aborreceu. Assim, ao repetir uma informação certifique-se de que está sendo mais claro do que da primeira vez, escreve Bradberry.

  • “Boa sorte”

“Essa é sutil. Certamente não é o fim do mundo desejar sorte a alguém mas você pode fazer melhor já que essa frase traz implícita a ideia de que as pessoas precisarão de sorte para ter sucesso”, diz o especialista.

Assim, trocar o boa sorte por “ tenho certeza de que você tem o que é preciso para chegar lá” pode influenciar na confiança de quem recebe a mensagem.

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