“Toda a nudez será castigada”, disse o escritor Nelson Rodrigues. Para a fotógrafa Kalu Brum, especialista em fotografias de parto e gestantes, “em uma sociedade em que corpos humanos se transformaram em mercadoria, a nudez natural é uma atitude para quebrar paradigmas”.
Depois de tornarem mães muitas mulheres passam a ter vergonha do corpo pelas novas marcas que aparecem. “Marcas que são as tatuagens desta nova e bonita fase e que não são valorizadas pela mídia e nem mesmo por pessoas comuns”, afirma Kalu.
Para mudar um pouco essa realidade, Kalu reuniu mães e gestantes num ensaio coletivo para celebrar a beleza natural, no projeto “Natureza mãe”. Em setembro deste ano, as mulheres se reuniram em uma cachoeira em Nova Lima, Minas Gerais. “As mulheres foram chegando, despindo seus bebês e tirando as roupas. Quando vi era a única que continuava vestida”, lembra a fotógrafa.
Uma nova sessão será realizada em outubro de 2015 e o projeto tem intenção de se transformar em uma exposição e um livro.
Veja as fotos e depoimentos das participantes
Utilizamos cookies essenciais de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições: