Fotógrafa realiza ensaio encantador para ação de combate ao câncer infantil
O câncer é hoje a doença que mais mata crianças e adolescentes entre 1 e 19 anos no Brasil. De acordo com as estimativas do INCA – Instituto Nacional de Câncer, cerca de 11 mil novos casos são registrados por ano. Para marcar o Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil, celebrado no dia 23 de novembro, a fotógrafa Lidi Lopez idealizou o projeto “A Magia de Viver”.
A fotógrafa que é conhecida pelos ensaios de gestante baseados em conto de fadas convidou oito crianças em tratamento na Oncopediatria do Hospital Santa Marcelina mantida em parceria com a TUCCA para participar da campanha. Os ensaios fotográficos foram realizados na Casa Encanto.
“O objetivo do projeto é resgatar a autoestima, os sonhos e a esperança. A ideia é proporcionar um dia divertido, mágico e inesquecível para as crianças da associação, que lutam pela vida”, destaca a fotógrafa.
- Santo André oferece 760 vagas gratuitas para oficinas culturais
- TEDx discute ‘Outubro além do Rosa’ com mensagens inspiradoras
- Dia de Doar: conheça ONGs que precisam da sua ajuda
- 5 mil pessoas enfrentam chuva para doar medula a menino com câncer
O ensaio visa conscientizar a população sobre o câncer infantil. “Uma ação como esta vem ao encontro de nossa visão de proporcionar entretenimento e interação entre os pacientes e, sobretudo, de resgate da afetividade e autoestima”, enfatiza Dra. Claudia Epelman vice-presidente da TUCCA e coordenadora da equipe multidisciplinar do Departamento de Oncologia Pediátrica do Hospital Santa Marcelina.
O diagnóstico precoce da doença e o tratamento multidisciplinar individualizado podem evitar muitas mortes. Os pais devem ficar atentos aos sintomas do câncer infantil. Entre eles, a palidez, urina com sangue, febre, dor abdominal e manchas roxas pelo corpo.