Livros abordam situações reais vividas por uma criança negra
A leitura é uma ferramenta importante para abordar diferentes temas com as crianças, e pode ser uma poderosa aliada para tratar de assuntos difíceis, como preconceito, mas também para empoderar os pequenos e ajudá-los a construir sua autoestima. E foi por esse objetivo que Gisele Gama, autora da coleção “Sara e Sua Turma” começou a escrever e criar suas histórias.
A personagem principal das histórias, Sara, foi inspirada em sua filha adotiva. É uma menina negra que vive diferentes situações, todas inspiradas na vida real da filha, como bullying e discriminação na escola, por exemplo. Com os livros, a ideia da autora e mãe, é trabalhar aquelas questões que as crianças levam para casa.
“Adotei Sara quando ela tinha menos de dois anos de idade. Mas o tempo de uma gestação indesejada e do abandono na primeira infância já tinham deixado suas marcas. Quando a escola começou a reforçar esses ‘nãos’, resolvi agir de forma mais direta. Eu precisava fazê-la SABER que é um ser único, transformador e maravilhoso, como somos todos nós. Assim surgiu o primeiro livro da série, que a tem como personagem principal: A menina que gostava de saber”, explica a autora.
- 3ª edição da FLID – Feira Literária de Diadema homenageia autores locais e ícone da literatura negra
- Programação cultural de outubro tem música, exposição e teatro em Diadema
- 43 filmes e séries chegam na Netflix em junho; confira!
- Harvard revela 4 dietas para seguir e viver mais; veja os benefícios
Leia também: 18 livros infantis com meninas negras como protagonistas