Menino com autismo ganha cão treinado especialmente para acompanhá-lo
Ter um animal pode ser uma experiência transformadora para uma criança. Além da interação com o novo amigo, a criança também pode aprender muito sobre cuidado e responsabilidade.
- 10 GIFs que provam que pets são importantes para crianças
- Conviver com cães reduz risco de asma em crianças, diz estudo
No caso do garoto neozelandês James Isacc, de 9 anos, a chegada de um novo membro para sua família, Mahe, um cão especialmente treinado para cuidar de crianças com autismo, há cerca de dois anos, foi um passo muito significativo.
Por ser autista, muitas vezes o garoto enfrentava dificuldades em estar em locais com muita gente, ficando muito ansioso, o que poderia fazer com que corresse para longe dos pais, eventualmente um risco à sua segurança.
- Cientistas podem ter descoberto fator para autismo que recebe pouca atenção
- Estudo revela o que está envolvido na manifestação do autismo em crianças
- Estudo indica que a interrupção do sono pode aumentar o risco de autismo
- Aplicativo de triagem ajuda a detectar autismo em crianças
Hoje, o cão o acompanha a todos os lugares. Eles , e usam uma espécie de coleira liga o menino ao cachorro e Mahe é treinado para não deixar o companheiro ir muito longe. Caso o menino tente correr em direção a algum lugar perigoso, ele se senta e evita o risco.
Wendy Isaacs, fundador da instituição onde Mahe e outros cães são treinados, conta que é impressionante a relação entre os cães e as crianças autistas. “É uma conexão mágica, eles simplesmente acalmam os garotos. As crianças mantêm contato visual com os animais, algo que muitas vezes não acontece nem com seus parentes”.
Segundo Michelle Issac, a mãe do garoto, desde que o cachorro chegou, a família consegue ir a lugares movimentados, como cafeterias, sem tantas preocupações.
Veja algumas imagens:
Com informações do Hypeness