10 livros para fazer você chorar até soluçar

Juliana Santoros e Adriane Schultz

Livros são porta de entrada para um mundo de sentimentos. Muitas vezes, são ideais para aquele momento de fossa que, sabe-se lá o porquê, o ser humano quer prolongar mais um pouquinho.

Sabe aquele dia deprê, chuvoso, perfeito para ficar em casa, ouvir uma música melancólica, comer uma panela de brigadeiro sozinho e se entreter com algo mais triste ainda? Então, essa lista é pra você, leitor, que ama se emocionar com histórias e personagens que fazem debulhar em lágrimas!

  1. A Garota das Sapatilhas Brancas

Spin-off de O Garoto do Cachecol Vermelho, a obra, brasileira, é uma sick-lit baseada em Daniel, garoto portador de Esclerose Lateral Amiotrófica, doença degenerativa e sem cura, e Melissa, uma bailarina mesquinha e preconceituosa. Além dos ensinamentos sobre a vida e decisões que podem afetar o destino das pessoas para sempre, o livro arranca cachoeiras dos olhos, mesmo que o leitor já embarque na trama imaginando o seu final.

Versus editora
  1. A culpa é das estrelas

A história do livro já é bem conhecida, principalmente depois de virar filme. Se existisse um Nobel dos livros mais tristes da atualidade, certamente seria um forte candidato. Bem, o que esperar de uma trama que mistura uma paciente jovem, com câncer terminal, cuja morte já é esperada, e romance? Mas o que tinha tudo para ser previsível acaba surpreendendo o leitor por diversos motivos, todos regados a muitas lágrimas.

  1. Extraordinário

Recém-adaptado às telas de cinema, o livro conquistou públicos variados em idade e gosto com a história de Auggie, menino com deformidade facial proveniente de uma síndrome genética. Extraordinário é uma obra sensível que faz jus a seu título. Traz mensagens sutis e ao mesmo tempo impactantes, que ensinam, sobretudo, a mudar a forma de enxergar as pessoas e as relações entre elas.

Intrinseca
  1. A guardiã da minha irmã

Anna foi concebida in vitro exclusivamente para salvar sua irmã, que sofre de leucemia promielocítica aguda. Até sua mãe a trata como se não fosse uma pessoa, mas um objeto milagroso de solução para a outra filha, Kate. O livro é de partir o coração, porém, retrata temas como a vida do portador de câncer, emancipação médica e até onde vão os limites sobre o próprio corpo, além de, claro, retratar a família.

  1. Diário de uma paixão

Nem só de doença esta lista fala. Há lágrimas que brotam nos olhos por amor. Diário de uma paixão se passa em outubro de 1946 e conta a história de dois jovens perdidamente apaixonados que se desencontram, num tempo em que não existia internet e comunicação à distância além de cartas. Proibidos de se encontrarem devido à diferença de classe social, Allie e Noah são surpreendidos com uma matéria de jornal que refloresce um sentimento esquecido há mais de uma década.

  1. Melancia

Com 29 anos, uma filha recém-nascida e um marido que acabou de confessar o caso de seis meses com a vizinha, Claire é uma pessoa cuja alma está em pedaços. Se não bastasse isso, o título da obra faz referência ao seu corpo, completamente redondo, feito uma melancia, resultado de sua gravidez. Mas, mesmo com todos os motivos do mundo para ser infeliz, Claire ensina aos leitores como manter o bom humor nos momentos mais cruéis da vida.

Betrand Brasil
  1. Como eu era antes de você

Ao começar a ler a obra, dá a impressão de ser uma história comum sobre mais um casal lutando pelos obstáculos naturais da vida. Mas a autora consegue trazer uma reflexão profunda para o leitor, que se depara com lutas e fraquezas humanas carregadas de ensinamentos. Um romance de amor qualquer que envolve uma garçonete, um triatleta, e um tetraplégico rico, jovem e mal-humorado se torna uma obra surpreendentemente incrível e muito emocionante.

  1. O menino do pijama listrado

Guerra, holocausto, Hitler e infância. Esses são os ingredientes perfeitos para construir uma fábula sobre a amizade. É o que mostra O Menino do Pijama Listrado, livro que conta a história de Bruno, um garoto de nove anos que não faz ideia do que está acontecendo em seu país e Shmuel, que está sempre de pijama atrás de uma cerca, assim como outras centenas de pessoas. Conforme a relação entre os dois garotos se intensifica, Bruno passa a entender o que se passa ali.

  1. Antes que eu vá

A obra traz à tona um sentimento de desespero ao leitor: qual será o dia de sua morte? Ninguém sabe quando irá partir. Samantha vive um dia comum sem saber que é o seu último. A garota ganha várias “segundas chances” e acaba revivendo sete vezes aquela data, o que a faz desvendar o mistério que envolve sua morte. Com uma vida absolutamente perfeita, ela descobre, enfim, o valor de tudo o que irá perder.

Intrinseca 
  1. Marley e Eu

Se você é um leitor durão que não se rendeu a nenhuma das histórias anteriores, mas gosta de cachorros, chegou a sua vez de suar pelos olhos. Também famoso e transportado para as telinhas, Marley e Eu é baseado numa história real de dois jovens recém-casados. Como muitas vidas modernas, eles optam em ter um labrador desajeitado antes de ter um bebê, e suas vidas nunca mais serão as mesmas. De coração puro e com muito a ensinar, Marley mostra o que é amor incondicional aos seus donos e para quem mais estiver em volta.