Fotos mostram Pablo Picasso desenhando com light painting em 1949
É do conhecimento de todos que o espanhol Pablo Picasso, além de genial, era um workaholic super produtivo e versátil, se envolvendo em áreas da arte que poucos artistas se propuseram a explorar.
Fazendo uso de todo e qualquer meio, sua produção artística total foi estimada em 50.000 obras únicas, uma figura que inclui 1.885 pinturas, 1.228 esculturas, 2.880 cerâmicas, cerca de 12.000 desenhos e várias outras obras, incluindo tapeçarias e tapetes.
O que poucos sabem, no entanto, é que lá em 1949 o cubista já estava antecipando algo que nos dias de hoje virou febre: o light painting.
- Coquimbo, destino no norte do Chile que você precisa conhecer
- AVC: 6 sinais essenciais para prevenir danos graves
- 5 lugares em São Paulo onde uma viagem de casal vale a pena
- Bayern x Leipzig: aproveite a odd 3.75 para Harry Kane marcar primeiro
Tudo começou quando, aos 68 anos de idade, Picasso recebeu em sua casa em Vallauris, na França, a visita do fotógrafo Gjon Mili.
Mili que já havia capturado a patinadora Carol Lynne com luzes nas pontas de seus patins, em uma histórica fotografia para a revista “Life”, apresentou a ambiciosa técnica ao mestre espanhol, que prontamente concordou em realizar cinco sessões de fotos, resultando em 30 imagens.
Para capturar a arte ultra efêmera do light painting, Mili posicionou câmeras em ângulos de 90 graus entre si, vendo, assim, ambos os lados e a vista frontal simultaneamente.
As fotografias foram exibidas em 1950 no Museu de Arte Moderna de Nova York.
Via Mashable