8 erros que acabam com a beleza e a saúde dos cabelos
Nós temos hábitos que nem imaginamos que possam fazer mal aos cabelos. Mesmo na hora da lavagem temos de tomar cuidado! O site Minha Vida listou alguns dos erros mais comuns que prejudicam a beleza e a saúde das madeixas. Nós selecionamos oito deles – confira:
1. Usar máscara hidratante na praia
Quando for tomar sol, passe só um creme sem enxágue com proteção solar. E nada mais. Não adianta usar produtos que não protejam contra raios ultravioletas; com eles, o cabelo só vai queimar.
2. Prender os fios molhados
“Manter o couro cabeludo molhado por muito tempo faz juntar fungos e criar caspa, além de enfraquecer a raiz e provocar a queda”, afirma o cabeleireiro Paulo César. Use só um leave-in e evite o evento enquanto os fios não secam.
- Os 4 melhores momentos o ano para visitar São Miguel dos Milagres
- O que seus pés podem revelar sobre a saúde do seu fígado
- Sinais de autismo em adultos que muitos ignoram
- Seu ombro pode sinalizar diabetes; entenda como
3. Passar chapinha no cabelo molhado
Esse é um dos erros que mais fazem mal aos fios: eles ficam queimados e quebrados. Depois, só dá para consertar cortando. E não passe chapinha nem nos cabelos úmidos! Eles têm de estar totalmente secos.
4. Usar o secador do jeito errado
Use-o a uma distância de 30 centímetros de distância da cabeça, e evite a temperatura máxima. Também direcione o jato só para os fios – quando ele aponta para a cabeça, estimula a oleosidade da raiz.
5. Ficar mais de três meses sem cortar
Depois de três meses, os fios começam a se abrir e a quebrar. Além disso, os arrepiados aumentam o volume e os fios fracos começam a cair.
6. Desembaraçar com escovas maleáveis demais
Escovas mais molinhas são mais difíceis de se manusear e quebram os fios. Por isso, os especialistas recomendam um pente com dentes bem largos e firmes ou uma escova do tipo raquete, mais resistente.
7. Fazer mais de duas químicas
Fazer tudo junto – relaxamento, coloração,progressiva, luzes – deixa os fios porosos e fracos demais, fazendo mal às pontas. Escolha só dois tratamentos e faça hidratações sempre.
8. Dispensar o leave-in
Segundo a cabeleireira Daniela Rocha, o leave-in (creme sem enxágue) é importante para os cachos. Isso porque as curvas dos fios dificultam que a oleosidade natural presente na raiz chegue até as pontas, e, assim, elas tendem a ressecar com mais facilidade.
Veja mais quatro dicas para não estragar o cabelo no Minha Vida.