A diversidade do corpo das mulheres que praticam musculação
Você provavelmente já deve ter ouvido que mulheres que levantam peso desenvolvem muitos músculos, e que seus corpos acabam ganhando um aspecto considerado masculinizado e pouco atrativo segundo o padrão estético feminino vigente.
O que você talvez não saiba é que a forma muscular adquirida com o trabalho da musculação depende muito da quantidade de treino, dieta e genética de cada pessoa.
O BuzzFeed Life conversou com a endocrinologista Dra. Florence Comite, de Nova York (Estados Unidos), para perguntar se mulheres que treinam levantando peso moderadamente pesado, algumas vezes por semana, por 45 minutos ou uma hora, adquirem muitos músculos. Sua resposta? “Não.”
- Ficar horas nessa posição pode ser prejudicial para o coração, alerta estudo
- Estes 4 sintomas podem indicar diabetes; entenda os motivos
- A solução contra a gordura visceral pode estar nesta fruta
- 4 frutas que aceleram a hipertrofia muscular de forma natural
Ela explica que a obtenção super muscular acontece mais facilmente às pessoas com altos níveis de testosterona, níveis geralmente presentes em homens. A maioria das mulheres (que não tenham essas taxas desreguladas) simplesmente não têm os hormônios necessários para desenvolver músculos visíveis ou grandes.
A exceção: atletas de alto nível que passam várias horas do dia levantando pesos pesados e ingerindo uma dieta restritiva de baixa gordura. Em outras palavras: a grande maioria das mulheres que levantam pesos, mesmo os mais pesados, algumas vezes por semana como parte de sua rotina de exercícios, simplesmente não ficam musculosas.
Por outro lado as vantagens corporais que adquirimos ao praticar levantamento de peso são inúmeras, a começar pelo aceleramento do metabolismo, que evita ganho de peso e preserva a massa magra do corpo.
O Halterofilismo também queima a gordura mais eficientemente do que a esteira.
Para saber mais sobre essa modalidade, acesse a matéria completa do BuzzFeed em inglês.