Alguns hábitos que você deve evitar para ter uma pele saudável
Sim, a gente costuma ter vários hábitos que prejudicam a pele. Não se trata só de uma má alimentação; também pode ser irresistível cutucar uma espinha.
O site Refinery29 consultou a dermatologista Debra Jaliman, que também é professora na Escola de Medicina Icahn, para saber alguns dos hábitos que mais fazem mal para a pele. Confira:
Não se hidratar
Se você não beber muita água, é mais fácil de as rugas aparecerem. Ao se hidratar, você ajuda o seu corpo a remover toxinas também.
Não dormir o bastante
Dormir pouco deixa a pele mais seca e diminui a produção do hormônio que a ajuda a se renovar. Por isso, durma pelo menos sete ou oito horas por noite.
Deixar de lavar o rosto
Não pule essa tarefa, mesmo após um dia cansativo. É importante remover a poluição dos poros (ainda que você não viva em uma cidade grande). Água micelar é uma ótima dica de produto para usar após a lavagem comum.
Cutucar espinhas
Essa não é nenhuma surpresa, certo? O problema é que ao estourar a inflamação, você causa dano à pele e permite que bactérias entrem e demore mais para o machucado curar. E fazer isso ainda pode facilitar o aparecimento de mais espinhas. Então é melhor resistir à tentação.
Comer muito açúcar
O excesso de açúcar processado deixa o colágeno do seu corpo mais rígido, o que favorece o aparecimento de rugas. Frutas e vegetais, por sua vez, deixam a pele mais brilhante.
Exagerar no bronzeamento
Sol em excesso faz mal. Mesmo em um dia nublado, é bom não deixar de passar o protetor solar. E o bronzeamento artificial, então, é ainda pior. A luz ultravioleta faz bastante mal à pele; ela causa rugas, manchas e até aumenta o risco de câncer de pele.
Veja a matéria na íntegra, em inglês, no Refinery29.
- Já ouviu falar que a máscara de carvão é ótima para remover cravos e espinhas? Melhor reconsiderar essa ideia. Veja a palavra de um especialista sobre isso.