5 razões para deixar as telas de lado e interagir com as crianças
Uma pesquisa realizada pela Universidade de Indiana, nos Estados Unidos identificou que a falta de interação dos adultos com as crianças, enquanto brincam ou fazem outras atividades, causada pelo uso abusivo do celular, pode levar ao déficit de atenção das crianças.
Durante a primeira infância, a criança aprende por meio da observação e imitação. Se elas veem os pais mergulhados nas telas, muitas crianças passam a dar muita importância para a tecnologia e isso pode afetar sua saúde mental.
Além disso, enquanto estão no celular, sem interagir e se conectar com os filhos, os pais podem perder importantes marcos de desenvolvimento dos pequenos.
- Universidade da Espanha oferece 30 bolsas para brasileiros
- O que acontece quando olhamos fixamente nos olhos de um cachorro, segundo a ciência
- Em feito inédito, equipe feminina conquista vaga no torneio tier 1 de Counter Strike
- Estudo alerta para o risco de câncer de intestino em jovens brasileiros
Um artigo do site PsichCentral pontua razões do porquê é importante deixar os celulares e TVs de lado e interagir com as crianças:
Fornecer atenção à criança ajuda a construir um forte sistema de valores e autoestima.
Respondendo com entusiasmo a suas tentativas de dominar experiências novas, o adulto ajuda a criança a continuar tentando. Quando olhamos, sorrimos, acenamos para ela, a criança se sente estimulada a seguir em frente e avançar um próximo nível.
Dar a crianças atenção positiva fortalece as habilidades emocionais
Quando percebem como seus pais pensam e agem para lidar com os desafios da vida, elas desenvolvem a confiança na sua capacidade de também assumir desafios. Deixar o telefone e a TV de lado para falar sobre o que as crianças estão fazendo promove autoconfiança e estratégias para superarem problemas futuros.
Bebês aprendem fazendo contato visual, ouvindo o que os adultos dizem para eles.
A TV, os tablets não fazem isso, porque não existe interação com outra pessoa. Os bebês precisam experimentar o dar e receber do cuidado humano.
O diálogo fortalece o desenvolvimento do cérebro do bebê, que absorve tudo
Essa interação é um bate-bola. Uma troca importante entre o adulto e a criança. Quanto mais falamos com ela, mais ela vai internalizar e aprender. Usar frases elaboradas para conversar com os filhos irá ajudá-los a ter mais sucesso na escola e na vida. Conversas “monossilábicas” (‘sim’, ‘não’, ‘depois’, ‘agora’) não contribuem para isso. Essa é uma das muitas razões porque ler para crianças é tão importante; é bem mais que entretenimento, porque amplia o vocabulário e desenvolve a linguagem oral.