Barbie lança linha de bonecas com oito tons de pele diferentes
A tradicional boneca Barbie, criada em 1959 e conhecida por simbolizar uma mulher branca, magra e com cabelos loiros vem sendo criticada por seu padrão de beleza eurocêntrico e impossível, que não simboliza a mulher real. Por isso, a Mattel criou uma nova geração de bonecas que agora pode ser negra e com os cabelos crespos.
A coleção Barbies Fashionistas traz para o público 8 tons de pele, 14 rostos, 18 cores de olhos e 23 cabelos diferentes (com novas cores, formatos e texturas).
Outra mudança, são os calcanhares que nesta nova coleção são flexíveis. Durante 50 anos, os pés da boneca permaneceram flexionados para receber salto.
Para meninos e meninas, as mudanças são pequenas mais significativas pois demonstram respeito à diferenças. E as diferenças estão nos tipos de brinquedos, nas línguas faladas, nos vários costumes entre os amigos e as pessoas de diferentes culturas, raças e etnias.
O que ainda não mudou é a diversidade do corpo da boneca. Ela continua muito magra e as pernas extremamente longas. “Que tal deixar a boneca mais proporcional?”, um consumidor escreveu no perfil da marca Barbie.