Casa das Crioulas, um espaço de trabalho para mães autônomas; conheça e apoie

23/02/2016 16:21 / Atualizado em 07/05/2020 02:20

Para conciliar a maternidade e a vida pessoal de forma autônoma e acolhedora, um grupo de mulheres mães do bairro de Perus, em São Paulo, lançou um projeto chamado “Casa das Crioulas”. Trata-se de um espaço físico, uma casa, que funciona como um ambiente de troca de saberes, experiências e geração de renda.

Manoela Gonçalves, a idealizadora do projeto, conta que a ideia para o espaço apareceu quando percebeu na prática que não seria fácil conciliar a maternagem autônoma com sua vida profissional.

“Não há políticas públicas que validem ou priorizem as mães autônomas, seja em vagas em creches, vagas em hospitais, universidades e escolas. Percebi ali que eu era mais uma na estatística de mulheres que chefiam lares sem apoio algum”.

A Casa, então, foi pensada como uma alternativa para essas mães que precisam trabalhar, mas optam por não terceirizar a maternagem. Rapidamente outras mães passaram a apoiar o projeto.

Hoje, com 3 anos de duração, o projeto está pronto para dar um novo passo. “Por diversas limitações do antigo espaço procuramos um novo local onde pudesse atender nossas necessidades e demandas. E foi no bairro do Butantã que encontramos nossa casinha, um espaço físico que é do tamanho do nosso sonho, graaande bem grande!”.

Para realizar esse sonho, o grupo de mulheres lançou uma campanha de financiamento coletivo:

https://www.youtube.com/watch?time_continue=29&v=l7IEQR5ZY78

Para apoiar a campanha e ajudar essas mulheres a criarem um espaço ainda mais acolhedor, onde muitas mães autônomas possam trabalhar, gerar renda para suas famílias e continuar pertinho de suas crias, acesse aqui.