Curtir a natureza fortalece vínculos familiares, indica estudo
Em pleno século XVI, na era da vida nos grandes centros urbanos, o contato de adultos e crianças com a natureza ganha relevância, também, no mundo acadêmico.
Leia também: Richard Louv: ‘Pediatras estão começando a prescrever natureza’
Recentemente, na Universidade de Illinois, pesquisadores especializados em estudos relacionados à família investigaram o tema em pesquisa e concluíram que as famílias que realizam atividades regulares ao ar livre tendem a viver melhor.
As duas razões principais para esse resultado são: ir com frequência à natureza se torna um pequeno ritual da família e aproxima todos, podem ser atividades simples, como levar o cachorro para passear ou levar as crianças a um parque;
Em segundo lugar, passeios diminuem o estresse causado nas crianças que vivem em espaços reduzidos. Simplesmente estar num ambiente amplo e natural e permitir que elas brinquem em liberdade faz com que todos os membros da família fiquem mais calmos e relaxados, melhorando as relações familiares.
De acordo com Dina Izenstark, pesquisadora da universidade e uma das líderes do estudo, o contato com a natureza ajuda o indivíduo a se concentrar, e diminuir os níveis de estresse e ansiedade, e tudo isso tem uma relação direta com a qualidade das relações familiares.
“Há pesquisas que mostram que as famílias que gastam tempo em atividades conjuntas tendem a ter melhor relacionamento mais tarde. Mas as pessoas entendem que vale para qualquer tipo de atividade em conjunto, incluindo assistir à TV. Se uma família só assiste televisão em conjunto, o efeito final pode não ser tão benéfico para o relacionamento como outros tipos de atividades mais interativas, e nosso estudo propõe que as atividades na natureza têm o potencial para ter mais resultados positivos do que outros contextos de lazer”, disse a pesquisadora.
Inspire-se no vídeo do Movimento Slowkids para curtir mais momentos em família na natureza:
Leia também: Em entrevista, Renata Meirelles fala sobre brincar livre, silêncio e contato da criança com a natureza
Com informações de Criança e Natureza e