Interação com pais ajuda no desenvolvimento da fala do bebê
O desenvolvimento de um bebê também é um processo de crescimento e aprendizado para os pais e familiares. Em um ambiente de amor e dedicação, a interação com a criança é muito importante. Será a partir dessa troca que ela desenvolverá competências fundamentais para sua vida futura, a fala entre elas.
Quando brinca, a criança usa a imaginação e explora novos territórios. Quando brinca com um adulto, ela recebe novos estímulos de fala e pode se desenvolver ainda mais por meio da interação e da escuta.
Nesse sentido, um estudo recente desenvolvido pela JAMA Pediatrics (disponível apenas em inglês), realizado com famílias com bebês de 10 a 16 meses de idade, investigou de que maneira o uso de diferentes tipos de brinquedo (eletrônicos, como celulares e tablets para crianças; tradicionais, como blocos de montar; e livros com cores e formas), impactam na interação entre pais e bebês durante o brincar.
- Psicoterapia infantil: quando e como buscar ajuda para as crianças?
- Aplicativo de triagem ajuda a detectar autismo em crianças
- Espaço de Brincar no Sesc São Caetano Oferece Relaxamento, Criatividade e Conexão com a Natureza em Família
- Fator na gravidez pode elevar risco de autismo no filho
Os resultados trazem um alerta: é preciso tomar cuidado com brinquedos eletrônicos, inclusive aqueles recomendados para ajudar a desenvolver a fala nas crianças. De acordo com o estudo, quando a criança brinca com brinquedos eletrônicos, as interações de fala dos pais e da criança são consideravelmente menores do que ao brincar com os outros tipos de brinquedos, e isso pode prejudicar muito o seu desenvolvimento.
Em entrevista ao jornal NY Times, Anna V. Sosa, pesquisadora que conduziu o estudo e professora associada de ciência e distúrbios de comunicação da Northern Arizona University em Flagstaf, acredita que isso aconteça porque os pais acabam deixando a criança interagir com o brinquedo eletrônico, e participam cada vez menos da brincadeira.