Mulheres convocam ‘mamaço ‘na Pinacoteca em apoio à mãe que foi constrangida ao amamentar

30/01/2015 16:17 / Atualizado em 04/05/2020 16:49

Umas das obras da exposição retrata uma mulher carregando um bebê da mesma forma que Roseana levava Dandara.
Umas das obras da exposição retrata uma mulher carregando um bebê da mesma forma que Roseana levava Dandara.

A Matrice, organização de apoio à amamentação, convida famílias e bebês para um “mamaço” neste sábado, 31, às 16h na Pinacoteca do Estado de São Paulo. A ideia é que todas as todas as mães sintam-se à vontade para amamentar onde quiserem.

A ação é uma forma de apoio a auxiliar administrativa Roseane Domingues, 27 anos, que afirma ter sido constrangida durante exposição do australiano Ron Mueck na Pinacoteca no dia 9 de dezembro de 2014.

Ela estava com sua filha Dandara, de 4 meses e foi parada por um segurança. “Ele me abordou de forma grosseira dizendo que não era permitido comer na exposição. Em um primeiro momento eu não entendi o que ele estava tentando me dizer”, contou Reseane à jornalista Rita Lisauskas.

A mãe conta ainda que o funcionário sugeriu que ela se retirasse do museu e fosse amamentar do lado de fora.

Em nota ao blog “Ser mãe é padecer na internet” a Pinacoteca informou que a abordagem a Rosane realmente ocorreu, porque “a sala cheia poderia ser desconfortável” para a amamentação. O museu afirmou também que o segurança queria sugerir um “local menos cheio”. A Pinacoteca, contudo, garantiu que “não faz parte das normas do museu restringir a amamentação das mães que vêm com seus bebês”.