No transporte público: ‘dê seu lugar para alguém que carrega algo muito mais importante’
Você que está grávida ou tem filhos pequenos já deve ter passado por essa situação: andando de metrô, ônibus ou trem, as pessoas disputam os lugares para sentar e muitas vezes se esquecem que o assento preferencial existe e é um direito da mulher grávida, seja no terceiro ou oitavo mês de gestação.
“Dê seu lugar para alguém que carrega algo muito mais importante.” Esta é a frase que acompanha os anúncios criados pela agência chinesa Ogilvy Shangai, que enfatizam o valor de ceder assento para gestantes no transporte público.
Na campanha “Stand Up For The Pregnant”, o incentivo foi representado por três desenhos divertidos e provocativos, que mostram uma situação comum. Enquanto uma mulher grávida está de pé em um corredor de um ônibus, outra pessoa mais jovem, que não está grávida, encontra-se sentada distraída.
- Grávida morta em ação da PM no Rio já tinha escolhido nomes para bebê
- Mulheres se unem para controlar birra de menino e ajudar mãe
- Conheça aplicativos para mulheres se defenderem de abusos no transporte público
Nos layouts, visualizamos um “raio-x” da barriga destas pessoas. E enquanto as que estão sentadas carregam em seus ventres, um chopp, um prato de comida e um frango, a mulher grávida, claro, carrega seu bebê.