Revezamento de caronas para a escola facilita rotina dos pais; veja dicas
Nem todos os pais optam por empresas de transporte especializado para levar e buscar seus filhos na escola e preferem inserir esta tarefa em sua rotina. No entanto, com a correria do dia a dia, trânsito intenso e imprevistos que podem acontecer, nem sempre é simples se deslocar para isso.
Uma forma de facilitar a vida dos pais motoristas é se organizar com grupos de carona formados com outros pais que possuam filhos na mesma escola.
Revezamento na carona: sinônimo de tempo, praticidade e economia
Ao levar seus pequenos para a escola é natural também encontrar outros pais por lá. Aproveite estes encontros casuais para descobrir quem mora perto de sua casa e comente sobre revezarem na carona das crianças. Com o “boca a boca” outros pais também podem se interessar pela ideia atraídos pela oportunidade de ganhar tempo e ainda economizar no combustível.
- São Caetano inaugura parque linear na Kennedy e entrega Cidade das Crianças revitalizada
- Viajar sozinha no Brasil: 3 lugares para uma experiência transformadora
- 8 cursos gratuitos sobre sustentabilidade e ESG
- Sintomas comuns de câncer de fígado que podem ser confundidos com indigestão ou outras condições mais simples
Se você mora em condomínio, entrar em contato com pais de crianças que estudam com seu filho é ainda mais simples. Uma boa opção é utilizar o mural do prédio para colocar um “anúncio”. Esta é uma oportunidade de descobrir alguma criança que estude no mesmo colégio que o seu filho e você não saiba. Coloque seus contatos e acerte os detalhes diretamente com cada pai ou mãe.
Uma outra opção são os sites de carona. O mais utilizado pelos pais é o Caronetas, especializado em caronas para grupos de instituições diversas cadastradas. Fazendo um mapeamento de pessoas que moram próximas umas das outras e se deslocam para levar os filhos na mesma escola, a ferramenta facilita o encontro de quem tem interesse em revezar o transporte.
Detalhes e acertos: a alma da carona
Quando se trata de crianças, todo cuidado é pouco. Portanto, antes de começar a transportar os filhos de outras pessoas para a escola, é fundamental acertar os detalhes para não acontecer nenhum tipo de inconveniente ou imprevisto.
Eis algumas das principais dicas:
– Seja pontual! Cumprir os horários tanto para levar quanto para buscar os pequenos é fundamental, procure não atrasar.
– Imprevisto? Avise na hora! Sempre tenham em mãos os contatos atualizados de todas as pessoas envolvidas no rodízio de caronas e diante da possibilidade de qualquer imprevisto, avise imediatamente os pais.
– Saiba os nomes completos dos pais e das crianças além de informações sobre em qual série e sala os pequenos estudam. Embora esta dica pareça desnecessária já que é bastante óbvia, muita gente não lhe dá muita atenção e se contenta em saber apenas os primeiros nomes de todos.
– Muitos pais não gostam que seus filhos comam lanchinhos fora do horário para não atrapalhar as refeições principais, por isso evite oferecer guloseimas aos pequenos.
– Para crianças maiores, o cinto de segurança é o equipamento de segurança obrigatório e para o transporte de crianças menores devem ser usadas cadeirinhas.
– Quem dirige com crianças no carro precisa redobrar a atenção no trânsito. Dirija devagar para evitar situações de risco.
– Certifique-se de que os funcionários da escola sejam avisados sobre o rodizio de caronas para que saibam quem são as pessoas responsáveis por transportar as crianças.