Pechinchadora profissional dá 10 dicas para economizar na compra do material escolar
Cristiane Colussi Vieira, fundadora da consultoria Personal Pechincha[/img]
1. Compartilhe informações
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“Existem alguns grupos de pais na internet que facilitam a pesquisa dos melhores lugares para comprar e ainda podem ajudar na organização de compras coletivas dos materiais, o que geralmente garante preços mais baixos.”
2. Não deixe para depois
“Compre o quanto antes, se possível até o final de janeiro, para aproveitar o estoque atual. Os estoques podem acabar e os comerciantes terão que repor as mercadorias, pagando mais por elas. As grandes redes de material escolar e de escritório normalmente têm melhores preços por ter um estoque maior e comprar em maior quantidade.“
3. Pesquise, pesquise e pesquise
“A melhor opção sempre é fazer uma pesquisa antes, pois dependendo do item, pode haver uma grande variação de preços entre as lojas. O ideal é comparar valores em diversos pontos de venda, como papelarias, depósitos, lojas virtuais, lojas de departamento e livrarias. De três a cinco estabelecimentos costumam ser suficientes para abranger os preços do mercado.”
4. Compre somente o necessário
“Confirme com a escola se toda a lista é realmente necessária para esse ano letivo, e verifique se há produtos da lista que você já possui em casa. Mesmo se já foram utilizados por outra criança, eles podem ser reaproveitados.”
5. Produtos de marca
“Nem sempre o material mais sofisticado é o mais adequado ou de melhor qualidade. Fique de olho nos preços de materiais com personagens e logotipos, pois eles costumam ser mais caros.”
6. Cuidado com vendedores ambulantes
“O preço dos produtos comprados em vendedores ambulantes pode ser menor, mas não há emissão de nota fiscal e, muitas vezes, os produtos não possuem certificação de órgão responsável. Canetas hidrográficas costumam ser um grande problema: caso falhem e você não tenha notado no momento da compra, não conseguirá trocá-las por outras.”
7. Conheça seus direitos
“O prazo para reclamar de produtos não duráveis que tenham apresentado problemas é de 30 dias. No caso dos duráveis, o prazo aumenta para 90 dias. Nas compras pela internet, o consumidor tem 7 dias para se arrepender, contados a partir do recebimento do produto ou da data de assinatura do contrato.
8. Leve seu filho
“Comprar o material acompanhado pelos filhos pode ser um bom momento para educá-lo financeiramente, explicando o motivo da escolha dos itens e dos estabelecimentos. A compreensão da criança pode ser muito melhor se tudo for explicado e vivenciado por ela, pois você mostrará na prática por que não está escolhendo o material que ela pediu.”
9. Reaproveite
“Antes de ir às compras, verifique o que sobrou do ano passado e ainda pode ser usado. Converse com seu filho. Não é necessário ter tudo novinho a cada início de ano. Economizando, sobra dinheiro para outras coisas. Além disso, reutilizar artigos poupa os recursos naturais.”
10. Negocie com a escola
“Muitas vezes não é preciso comprar todos os itens da lista de uma só vez, já que diversos materiais serão usados ao longo do ano letivo. Caso exista essa possibilidade, verifique quais produtos deverão ser adquiridos primeiro.”