Comidas ‘na propaganda’ e ‘na realidade’
A briga entre reclamantes e companhias de fast food parece ser imortal, mas não consegue responder à pergunta: as propagandas exageram?
Muita gente não consegue imaginar os truques usados para fazer com que os alimentos pareçam mais saborosos nas fotos publicitárias.
Várias pessoas ficam decepcionadas quando pedem um lanche, abrem um chocolate ou esquentam um congelado e percebem que ele não é nada parecido com o que estava na embalagem.
As imagens abaixo, por exemplo, foram divulgadas por um consumidor que comprou um box com frango e arroz em uma filial da rede KFC, mas percebeu que aquilo que recebeu em casa não tinha nada a ver com a imagem que ilustrava o pedido. Veja:
- Estes hábitos vão melhorar a sua circulação sanguínea; saiba como
- Ter algum destes 4 sintomas comuns pode indicar que você está com diabetes
- Este sinal de câncer de pâncreas é detectado em 75% dos casos
- Bahia: 3 lugares baratos para viajar e se encantar
Pensando nessa questão, um artista resolveu comparar as promessas e a realidade de algumas redes de fast food norte-americanas. McDonald’s, Burger King e Taco Bell são algumas das gigantes da comida rápida que foram pegas pelo ensaio. As comparações podem ser vistas na galeria abaixo:
No Brasil
O Hypeness publicou uma iniciativa semelhante, criada por brasileiros, que compara algumas fotos de embalagens com o aspecto real dos produtos que estão dentro delas. Na interessante galeria, há alguns itens de fast food, mas também bolachas, cookies e congelados, o que deixa a proposta até mais interessante. O site se chama “Coma com os olhos – as mentiras que nos obrigam a engolir” e, apesar do drama contido no título, vale o clique.
A resposta
No ano passado, o McDonald’s do Canadá fez um vídeo para responder a uma pergunta enviada por uma internauta. A garota dizia “Por que sua comida das propagandas parece diferente da que está na loja?”. Na peça, a própria diretora de Marketing da rede no país mostra como é feita uma sessão de fotos de lanches da empresa. O curioso é que ela compra um Quarteirão no balcão e o leva para a sessão de fotos.
O vídeo, que pode ser visto abaixo, é ótimo e elucidativo, pois a “propaganda” é realmente feita diante dos incrédulos olhos reclamantes.