Fotos exploram a beleza do sangue menstrual para eliminar tabus
A artista Jen Lewis criou um projeto chamado “Beauty in Blood” (Beleza no Sangue, em tradução livre) em que utiliza a macrofotografia para mostrar detalhes invisíveis aos nossos olhos do sangue da menstruação.
Ela explica ao site “The Huffington Post” que a ideia para criar a série veio quando ela passou a usar copo menstrual ao invés de absorvente íntimo por recomendação de seu ginecologista. Um dia, após esvaziar o copo e perceber que havia um pouco de sangue em seus dedos, ela começou a se perguntar por que a sociedade vê a menstruação como algo repugnante.
O principal objetivo da série é bastante óbvio: eliminar tabus e associações grotescas que muitas vezes fazem ao sangue menstrual.
- Tirar cidadania italiana vai ficar mais cara em 2025; entenda
- Atividade física pode acrescentar até 5 anos à sua vida
- Como aliviar os sintomas de depressão com estes aromas
- Valle del Elqui: o paraíso chileno ensolarado que une natureza, vinhos e astroturismo
Lewis iniciou seu projeto em 2012, enquanto trabalhava como assistente administrativa na Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, na Divisão de Doenças Infecciosas. Nos edifícios de investigação havia representações anatômicas que mostravam ossos, células do sangue, tumores e progressões de doenças, o que acabou influenciando seu trabalho.
“Eu queria fazer esse projeto com o sangue menstrual. Chegar bem perto e olhar para o sangue de uma maneira totalmente nova”, explicou. Confira as imagens: