Aposentada cria sala de aula em casa para alfabetizar adultos
No portão da casa de Eunir Alves Moreira de Faria, 77 anos, há um cartaz que diz “Ensino grátis: Ler e Escrever (Adulto)”. A professora aposentada não quis parar de lecionar e decidiu usar o tempo livre para alfabetizar moradores de Patos de Minas (MG).
Eunir colocou na varanda duas mesas e dez cadeiras, colou o anúncio no portão e, em pouco mais de uma semana, já preencheu todas as vagas. Ela ainda abriu turma noturna para atender quem trabalha, segundo reportagem do G1.
Professora por 25 anos em Itaúna, no centro-oeste de Minas Gerais, ela diz ter desenvolvido um método próprio de alfabetização de adultos. Tendo como base uma cartilha ilustrada com três volumes, Eunir afirma que são precisos seis meses para o aluno aprender a ler e a escrever.
- Redes públicas de ensino definem calendário e modelo de aulas em 2021
- Alunas da USP são premiadas por criar aplicativo para alfabetização
- Noivos usam criatividade para se casar durante pandemia
- Estácio abre inscrições para alfabetização de jovens e adultos
Segundo ela, o trabalho social traz algumas realizações, como sentir-se melhor como pessoa e fazer o que gosta, que é dar aula. Como mora sozinha, também é uma maneira de estar sempre acompanhada, diz Eunir.
A professora conta que recebeu um telefonema logo após ter colado o cartaz no portão: “Isso me emocionou e me fez ter a certeza que o dinheiro não tem muito valor quando o assunto é educação. Proporcionar uma vida diferente ao outro, isso sim não tem preço”.