Canadá segue como destino preferido por brasileiros para intercâmbio

O Canadá continua sendo o destino preferido dos brasileiros para fazer intercâmbio. De acordo com a Belta (Associação Brasileira de Organizadores de Viagens Educacionais e Culturais), 72% dos estudantes escolhem o país para realizarem seus estudos.

Segurança, qualidade de vida e o valor do dólar canadense, mais baixo do que o americano, são os principais fatores que favorecem a procura pelo destino, sem contar a possibilidade de realizar programas de estudo combinados com trabalho legalizado.

Vista da CN Tower, em Toronto, no Canadá; país é o preferido dos brasileiros para intercâmbio

Estados Unidos, Irlanda, Austrália, Irlanda e Reino Unido completam a lista dos cinco destinos favoritos.

A pesquisa revela ainda que a média de permanência dos estudantes brasileiros no exterior se mantém de um a três meses. A faixa etária mudou. Se no levantamento anterior a faixa etária que liderava a busca por educação internacional era dos 18 a 30 anos, nessa é a de 22 a 24 anos, seguida pelo grupo que vai de 25 a 29 anos. Depois aparecem os grupos de 18 a 21 anos e dos 15 aos 17 anos.

Dos estudantes que realizaram intercâmbio, 49% informaram que a fonte financiadora de sua viagem foi a poupança pessoal, 40,6% disseram que foi a família que arcou com os custos. As demais porcentagens se referem a bolsas de estudos ofertadas através de órgãos governamentais nacionais e internacionais.

A pesquisa foi feita com 135 agências de intercâmbio e mais de 1,9 mil estudantes intercambistas.