10 dicas de presentes conscientes de Natal pra quem quer fugir do óbvio
O Menos 1 Lixo poderia escrever sobre maneiras para boicotar esta festa tão comercial que é o Natal. Se a gente for falar seriamente sobre consumo consciente é mais ou menos isso o que a intuição manda fazer. Porque, na real, o ideal é nem dar o start no consumo de um produto desnecessário. Se você não inicia o ciclo, não precisa se preocupar com o depois. Se você não compra uma coisa, essa coisa não vai circular por um tempo e depois ser jogada fora. Porque o “fora” não existe. Jogar fora é, simplesmente, deslocar o produto da sua vida para outro lugar. O que proporciona a confortável sensação de que um portal mágico irá sugar para outra dimensão. MAS, só porque um descarte saiu da sua casa, não significa que ele foi para este portal. Bom lembrar!
Vamos começar com as sugestões. As dicas de presente são para quem mora no Rio mas, com certeza, você pode fazer o mesmo exercício na sua cidade:
- Shopping Pátio Paulista e Nespresso transformam mais de 50 mil cápsulas em decoração natalina
- Decoração de Natal: 6 dicas para te inspirar e deixar sua casa impecável para a ceia
- 10 dicas essenciais para você cuidar da saúde mental no trabalho e não surtar
- “Agora consigo realmente ver o que é viver de verdade”, conheça influenciadora que nasceu na favela e hoje estuda na USP
1- Nascer do Sol no Morro dos Dois Irmãos – do Jungle Boy Brasil
O Alberto Melo começou a guiar turistas no Rio em 2012. E, às vezes (eu diria, muitas!), a gente tem que ser turista dentro da nossa própria cidade. Para presentear quem você gosta, sugiro a trilha que leva ao topo do Morro dos Dois Irmãos. Porque conquistar os 533 metros de altitude e chegar lá antes do sol nascer é um provilégio para poucos. A trilha tem 1.6 Km, dura em média 45 minutos e tem um dos visuais mais incríveis do Rio.
2- Assinatura de Compostagem – do Ciclo Orgânico
Todo mundo já sabe que, em média, cada pessoa produz 1Kg de lixo por dia. Sendo que a maior parte deste lixo é matéria orgânica. Lucas Chiabi, estudante de engenharia ambiental da UFRJ, resolveu o problema de quem não se adaptou à caixinha de compostagem e de quem ainda nem tentou. Você, com certeza, tem alguém na lista de presenteados que se encaixa em uma categoria ou em outra.