Atleta de Tonga explica por que teve o corpo besuntado de óleo

11/08/2016 09:37

Atleta escolhido para ser o porta-bandeira de Tonga na abertura dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, Pita Nikolas Aufatofua chamou a atenção do mundo ao aparecer na cerimônia sem camisa e com o corpo besuntado de óleo de coco. Seus músculos circularam pelas redes sociais, tornando-se rapidamente um viral.

Competidor do taekwondo, Aufatofua afirmou à BBC que não esperava tamanha repercussão. “Não com esta magnitude!”, disse ele ao programa Newsday.

Atleta do Tonga na abertura dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro
Atleta do Tonga na abertura dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro

Mas, apesar da visibilidade que o atleta ganhou devido ao seu corpão, ele explicou que o traje dele na abertura, bem como o óleo de coco besuntado no corpo, fazem parte de uma cultura em seu país. “É uma roupa muito tradicional em Tonga e nossa intenção era mostrar o que nossos ancestrais usavam quando iam para a guerra há 200 anos.”

O traje consistia de uma “tonga Ngatu (tecido tradicional da Polinésia feito de casca de árvore) amarrada com uma kafa (indumentária típica feita de fibras de coco) que pertenceu a uma querida tia e que foi um grande apoio para mim. Quanto ao óleo… é óleo de coco, faz parte da nossa cultura besuntar o corpo com óleo quando formos usar o uniforme tradicional”, disse o atleta.