Com certeza você conhece a fotografia acima. Mas conhecia com o Albert Einstein sozinho na imagem, certo? Pois é. Nesta terça-feira, 14, completam-se 66 anos desde que o retrato foi feito. E o Catraca Livre decidiu contar a história por trás da imagem. Vamos lá?

O click foi feito pelo fotógrafo da United Press International (UPI), Arthur Sasse, após um evento na Universidade de Princenton, nos EUA, em comemoração ao aniversário de 72 anos do físico, em 1951.

Os relatos da época, registrados por pesquisadores, indicam que o fotógrafo e outros profissionais ao acompanharem as solenidades durante o dia pediram para que Einstein sorrisse para as câmeras diversas vezes, afim de que ficasse com um "rosto mais simpático" nas cenas das comemorações.

Cansado de sorrir durante todo o dia para os fotógrafos, ele disse: "Já basta! É suficiente!". Como a frase não encerrou o ímpeto dos profissionais que o acompanhavam, teve uma reação ainda mais intensa, que foi mostrar a língua. O gesto foi um "protesto" aos fotógrafos que estavam cobrindo o evento.

Albert Einstein completaria 138 anos nesta terça, 14, se estivesse vivo.