Pare agora mesmo de pedir desculpas

A Coach de saúde integrativa, Melissa Setubal, te explica porque você deveria parar de ficar pedindo desculpas.

Quero te convidar para fazer uma observação: quantas vezes por dia você usa a palavra “desculpas”? Posso te dizer que, em você sendo mulher, provavelmente muito mais vezes do que percebe, e principalmente, do que seria necessário.

 

Me peguei dia desses, jantando com uma amiga, expressando algumas questões e sentimentos que andava vivendo, e depois de uns bons 10 minutos falando direto, pedi desculpas porque achava que não estava fazendo sentido lógico o que eu estava expressando.

Quantas vezes minhas clientes e pessoas com quem interajo me pedem desculpas por chorarem na minha frente, por compartilharem suas histórias tristes ou indignadas, por “gastarem” meu tempo ouvindo-as, por não terem feito algo “de acordo com as expectativas” ou alcançado determinada meta que a gente mesma inventou.

Os outros esbarram na gente, e nós quem pedimos desculpas. Colocamos nossa opinião em uma reunião e depois pedimos desculpas. Reagimos a uma circunstância que nos despertam um sentimento forte e pedimos desculpas. Fazemos pedidos de coisas que precisamos ou queremos para depois pedir desculpas.

Percebe o padrão aí? Estamos constantemente pedindo desculpas por existir e por ser mulher, e por ser humana! É claro que existem situações em que realmente pisamos na bola e usar a palavrão na intenção de redimir nosso comportamento inadequado.

Porém, esse pedir desculpas quase onipresente nos diz de algo muito mais profundo. Um sentimento de inadequação que nos persegue, muitas vezes desde muito pequenas.

Veja bem como muitas de nós fomos treinadas a vida inteira para não incomodar, para não chamar atenção, para não “causar”, para ser uma boa menina, para ser comportada, para fazer somente o que é esperado e adequado, para todo mundo gostar da gente, para, inclusive, julgar as outras mulheres que não seguem esses padrões, até mesmo oferecendo conselhos para essas descontroladas e sendo exemplo de comportamento para as mais novas.

POR FAVOR, POR FAVOR, NÃO DEIXE DE GOSTAR DE MIM PORQUE DE ALGUMA FORMA EU POSSA TER INCOMODADO O SEU DIA COM A MINHA EXISTÊNCIA!

Estou deliberadamente pintando esse cenário com tintas fortes porque esse se desculpar constante é um comportamento sutil tão entranhado no nosso inconsciente, que alguém pode até achar que estou exagerando. Só que esse tipo de comportamento repetitivo limita muito a nossa existência.

Mas vamos parar para pensar: quando pedi desculpas para a minha amiga porque eu pensava a estar incomodando com minha falação “sem sentido”, eu estava mostrando para que, primeiro, não era importante para mim mesma o que eu estava dizendo; Segundo, que é um desperdício do tempo dela me ouvir; Terceiro, que a lógica é mais importante que sentimentos; Quarto, que eu desvalorizei a inteligência dela e a empatia dela para comigo; Quinto, posso continuar a lista de como treinamos as pessoas da nossa vida a nos desconsiderar todas as vezes que pedimos desculpas simplesmente por sermos quem somos e ocupar o espaço que ocupamos e expressar o que é importante para nós.

Continue lendo Pare agora mesmo de pedir desculpas

Em parceria com Superela

O Superela é uma plataforma comprometida em aumentar a autoestima das mulheres. Nós empoderamos elas através de conteúdo sobre amor, sexo, vida beleza e estilo, e uma comunidade de suporte emocional para elas, altamente engajada e do bem. <3