Conheça quais religiões usam chá em seus rituais

Um oferecimento Leão Fuze

Você já se perguntou alguma vez qual a origem do chá ou onde começou seu consumo? Apesar de parecer óbvia, a resposta para esta pergunta pode te levar por um caminho no qual a bebida se confunde com a religiosidade de uma das principais religiões orientais.

Esta mesma religiosidade está presente em outras três doutrinas nascidas no meio da Floresta Amazônica e que também tem o chá como um de seus principais elementos ritualísticos. Conheça abaixo quatro religiões que usam o chá em seus rituais religiosos:

Chá e o budismo

O consumo do chá e sua origem remontam comunidades budistas e taoistas da China, onde era consumido para deixar os monges despertos durante sua meditação. Sua ligação com o zen budismo e os preceitos da religião foram levado ao Japão no século IX onde se popularizou e recebeu uma cerimônia específica para seu consumo.

Segundo Monja Coen, “a cerimônia do chá tem muita ligação com o zen budismo. Ela é uma cerimônia em silêncio – para que nós possamos ouvir melhor, sentir melhor. É o que eu chamo de presença absoluta”.

 

Ayahuasca, Santo Daime e as religiões amazônicas

Consumido há milênios pelas comunidades indígenas do Brasil, Peru e Equador, o ayahuasca é alvo de pesquisas por neurocientistas, farmacologistas e psiquiatras. Sua popularidade começou a ultrapassar as fronteiras amazônicas através do seringueiro maranhense Raimundo Irineu Serra que após consumir o chá na década de 1920 teve uma epifania.

Irineu viu Nossa Senhora da Conceição e sob o efeito alucinógeno do ayahuasca criou a doutrina do que viria a ser conhecido como Santo Daime, que ao lado de outras religiões fundadas com base no consumo do chá como a União do Vegetal e Barquinha, tem difundido seu consumo com fins espirituais.

Apesar de o uso do chá para fins religiosos ter sido liberado pelo governo brasileiro desde 2010, seu comércio e propaganda são proibidos.